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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

INGRESSOS DE AQUIBANCADAS POPULARES


Ao contrário dos anos anteriores, a venda de ingressos de arquibancadas populares para os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na Sapucaí, será feita através do atendimento eletrônico. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), o valor dos ingressos permanece o mesmo: R$ 10.
A venda acontecerá no dia 6 de fevereiro, a partir das 9h. De acordo com a Liesa, o interessado deverá teclar as opções desejadas: dia de desfile, Setor 6 ou 13 e a quantidade de ingressos pretendidos. Cada comprador poderá adquirir até quatro bilhetes para cada dia de desfile.
Por meio de uma mensagem gravada, o comprador recebe informações de como proceder para reservar os ingressos para os desfiles dos dias 14 (domingo de carnaval) e 15 (segunda-feira) de fevereiro.

A Embratel já disponibilizou mais de 700 linhas de atendimento automático. Segundo a Liga, além de oferecer mais conforto, evitando que os compradores fiquem expostos na fila, o sistema personaliza o atendimento, pois cada adquirente é identificado pelo número do CPF.

Retirada dos ingressos

O pagamento e retirada dos ingressos acontecerá no dia seguinte, 07 de fevereiro, no posto avançado da Central Liesa de Atendimento, na Rua Salvador de Sá, atrás do Setor 11 do Sambódromo – no mesmo lugar onde era feita a venda.

Para quem desejar comprar arquibancadas do Setor 6, deve ligar para 2125-0006. Para o Setor 13, o telefone é 2125-0013. O sistema vai fornecer uma senha individual com a qual o comprador efetuar o pagamento.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cultura prorroga as exposições em cartaz nos principais museus

Cultura prorroga as exposições em cartaz nos principais museus



Ae noticia -






Na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro), os trabalhos de André Rigatti, as instalações de Sérgio Monteiro de Almeida e a exposição Fios e Tramas do artista Valdir Francisco e a mostra coletiva Cartas com obras de Juliane Fuganti, Larissa Franco, Laura Miranda e Marcelo Conrado, ficam até o dia 28 de fevereiro. As três exposições individuais e uma coletiva tem por objetivo mostrar o melhor da produção contemporânea paranaense.






As telas de Adélio Sarro, na exposição Arteacesso, que estão no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336) ficam até o dia 22 de fevereiro. O diferencial da mostra está na preocupação em permitir que as pessoas com deficiência visual também possam apreciar, por meio do toque, as 16 obras apresentadas pelo artista.






A exposição fotográfica Jack Pires e Paulo Leminski – Fotos e Poemas no hall da Seec (Ébano Pereira, 240) fica até o dia 12 de março. São 24 fotografias, feitas por Jack Pires pelas ruas, parques e praças da Curitiba dos anos setenta. As imagens fazem parte do livro 40 Clics em Curitiba, lançado em 1976, fruto da parceria entre o fotógrafo e o poeta Paulo Leminski, que cedeu seus poemas às fotografias que ilustram a publicação.






Na Sala do Artista Popular (Rua Saldanha Marinho, s/nº – anexo à Secretaria de Estado da Cultura), Giane Fischer mostra ao público curitibano um novo acervo criado especialmente para esta exposição. São esculturas exclusivas, nunca antes expostas, todas feitas no segundo semestre deste ano. Já a artista plástica Lilia Lobo apresenta 17 pinturas com estilo Naif, em tamanhos variados, de diferentes épocas da arte, em dez anos da produção. As mostras até o dia 26 de fevereiro.






Salão Paranaense - No Museu de Arte Contemporânea – MAC (Rua Desembargador Westphalen, 16) acontece 63ª edição do Salão Paranaense até o dia 1º de março. Criado em 1944, o Salão é o evento mais tradicional promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e, além de ininterrupto desde sua fundação, é o mais antigo do país. O evento, assim como a arte que representa, evoluiu ao longo dos anos. Este ano a mostra alcançou a marca de 525 artistas inscritos que foram avaliados pelo Conselho Curador – formado por cinco críticos de arte – que escolheram no final 27 participantes, incluindo os artistas nacionais convidados.






A Exposição fotográfica “Viajante Tcheco: Enrique Stanko Vráz na América Latina”, por Enrique Stanko Vráz fica no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289) até o dia 21 de fevereiro. A exposição traz uma coleção de imagens e informações retratadas e recolhidas por Vráz durante sua estada na América Latina.






Serviço: Exposições individuais de André Rigatti, Sérgio Monteiro de Almeida e Fios e Tramas do artista Valdir Francisco. Mostra coletiva Cartas com obras de Juliane Fuganti, Larissa Franco, Laura Miranda e Marcelo Conrado. Na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro. (41) 3321-4798 - www.cam.cultura.pr.gov.br). Horário de visitação: de terça a sexta das 10 às 19h. Sábados e domingos das 10h às 16h. Entrada gratuita. A mostra permanecerá aberta até 28 de fevereiro de 2010. Agendamento para visitas orientadas: (41) 3321-4816 ou cmuricy@seec.pr.gov.br.






Arteacesso, de Adélio Sarro, no Museu Alfredo Andersen (Mateus Leme, 336). Horário de visitação: de terça a sexta, das 9 as 18h30. Sábados, domingos e feriados das 10 às 16h. Mais informações pelo telefone: (41) 3222-8262. A mostra permanece até o dia 22 de fevereiro com entrada franca.






Exposição fotográfica Jack Pires e Paulo Leminski – Fotos e Poemas. Fotografias, feitas por Jack Pires pelas ruas, parques e praças da Curitiba dos anos setenta expostas no hall da Seec. A mostra permanece até o dia 12 de março de 2010 e tem entrada franca. A Secretaria de Estado da Cultura abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Rua Ébano Pereira, 240 - Centro.






Exposições das obras de Giane Fischer (escultura) e Lilia Lobo (pinturas), na Sala do Artista Popular (R. Saldanha Marinho, s/nº – anexo à Secretaria de Estado da Cultura). Até o dia 26 de fevereiro. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira das 10h às 18h. Mais informações pelo telefone: (41) 3321-4743. Entrada franca.






63º Salão Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC (Rua Desembargador Westphalen, 16). Horário de visitação: 3ª a 6ª feira das 10h. às 19 h. Sábado e Domingo das 10h. às 16h. A exposição permanecerá aberta até o dia 1º de março. Informações (41) 3323-5328.






Exposição fotográfica “Viajante Tcheco: Enrique Stanko Vráz na América Latina”, por Enrique Stanko Vráz. No Museu Paranaense (R. Kellers, 289). A exposição tem entrada franca e permanece em cartaz até o dia 21 de fevereiro. Horário de funcionamento: Terça à Sexta, das 9h até 17h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h. Informações: (41) 3304-3300.





Edital Mais Museus 2010

Edital Mais Museus 2010



Cultura e Mercado - Carina Teixeira






O Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, divulgou o lançamento de mais uma edição do Edital Mais Museus. Serão beneficiadas cidades das cinco regiões brasileiras, com até 50 mil habitantes e que não possuem instituição museológica.






A iniciativa objetiva formar um banco de projetos para apoio financeiro durante o exercício de 2010 e faz parte do Programa Museu, Memória e Cidadania. As inscrições estarão abertas a partir de 8 de fevereiro até o dia 10 de março.






O Edital já está disponível para consulta nas páginas eletrônicas www.cultura.gov.br e www.ibram.gov.br. Os interessados em participar da seleção devem enviar propostas para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus do Ibram/MinC, exclusivamente via postal e no período determinado para inscrição.






Mais informações pelo telefone (61) 2024-6207 ou através do e-mail fomento@ibram.gov.br.



Secult divulga programações de projetos no Carnaval 2010

Secult divulga programações de projetos no Carnaval 2010



Secretaria de Cultura da Bahia -






Através da Secretaria de Cultura, o Governo do Estado está preparando uma grade de programação especial para o Carnaval 2010. Além do investimento de R$4,960 milhões no Programa Carnaval Ouro Negro que dá apoio a mais de 123 blocos de matriz africana, a SecultBA financia o Carnaval nos bairros de Salvador, as atrações dos trios sem cordas produzidos pelo Conselho do Carnaval, além da programação especial nos Largos e Praças do Pelourinho.






O Carnaval Pipoca, além das saídas dos 10 projetos selecionados, contempla mais 20 desfiles nos dois circuitos da folia (com nomes importantes do cenário nacional, escolhidos por uma curadoria) e o pagamento de cachês aos artistas que vão se apresentar em trios elétricos e palcos em diversos bairros da cidade (contratados e instalados pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Saltur).






Entre as novidades da programação da Secretaria de Cultura do Estado para o Carnaval 2010 estão as “Varandas de Glauber”, projeto que vai acontecer no Espaço Unibanco de Cinema, em plena Praça Castro Alves, onde vai funcionar um dos camarotes do Governo do Estado.






Este ano, a transmissão da TVE foi ampliada prevendo aproximadamente 70 horas de transmissão AO VIVO. Serão transmitidos flashes para Portugal via RTP – Rádio e Televisão Portuguesa e para diversos países através do canal internacional da emissora, além de entradas na programação da TV Brasil, em rede nacional.






O investimento na produção, programação e transmissão do Carnaval 2010 da Secretaria de Cultura do Estado é da ordem de R$ 12 milhões.






http://www.cultura.ba.gov.br/noticias/plugcultura/secult-divulga-programacoes-de-projetos-no-carnaval-2010

Exposição mostra realidade de quilombolas

Exposição mostra realidade de quilombolas



Alagoas 24horas -






Qual a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em quilombo? Local isolado, formado por escravos negros fugidos. Consagrada pela história oficial, essa visão ainda permanece viva no senso comum. Se pedirem um exemplo, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas, é a referência mais imediata.






No entanto, os quilombos não pertencem somente a nosso passado escravista, tampouco se configuram como comunidades isoladas. Passados mais de cem anos do fim do sistema escravocrata, há mais de duas mil comunidades quilombolas - presentes e atuantes - espalhadas pelo território brasileiro.






É para divulgar a realidade destes grupos e incentivar as comunidades afrodescendentes, que o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), nesta terça-feira (26), às 16h30, abre as portas para a exposição Quilombolas - Tradições e Cultura da Resistência.






O registro fotográfico inédito realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano em negativo convencional preto e branco, tratado digitalmente, é resultado da pesquisa de campo em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil.






Iniciada em 2007, a mostra já circulou por 15 cidades brasileiras e oito cidades da América Latina: Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima, Bogotá, Quito e Caracas. Em Maceió, ela chega com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).






De 27 de janeiro a 28 de fevereiro, quem visitar o Museu Palácio Floriano Peixoto vai conhecer um pouco mais das questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social dos quilombolas brasileiros. Tudo isso registrado em 27 fotografias em preto e branco, no formato 50cm x 75cm; seis fotografias em preto e branco, 30cm x 40cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40cm x 110cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.






A exposição fica aberta ao público no horário de funcionamento do Museu: terça a sexta das 8h às 17h; quarta das 8h às 21h e sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7874.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

No ar, o novo portal da Cultura

No ar, o novo portal da Cultura







Bem-vindos ao Cultura.rj, o portal da Secretaria de Estado de Cultura que tem como principal objetivo tornar-se um catalisador e uma tábua de ressonância de toda a produção cultural do estado.

O Cultura.rj não é um mero espaço de consulta. O portal está aberto a colaborações de todos os envolvidos com as diversas manifestações artísticas do Rio, de produtores culturais a cidadãos ligados no que acontece em seu município. Na Revista, no Banco de Cultura, nos Espaços Culturais e na Programação Cultural qualquer usuário pode postar textos, fotos, vídeos, músicas - e fazer comentários sobre o material publicado. Basta preencher um cadastro simples.

Esperamos que através do Cultura.rj a vasta produção cultural dos municípios ganhe repercussão e que um maior número de pessoas possa, cada vez mais, obter informações sobre a programação cultural do estado e mostrar seus trabalhos. E mais tarde, através do Mapa Cultural, que já estamos construindo, você conhecerá as principais características dos municípios.

O portal também tem como função aproximar a Secretaria de Estado de Cultura dos agentes e gestores culturais. Além das seções Espaços e Projetos, criamos uma área com informações sobre a estrutura da secretaria, um canal de comunicação com a Secretária Adriana Rattes e os superintendentes.



Há ainda as seções Editais e Lei de Incentivo , com informações para produtores culturais.


E para prestar um serviço cada vez melhor, a secretaria conta agora com uma Ouvidoria, canal de comunicação à disposição do cidadão, aberto a críticas, sugestões e, principalmente, dedicado a buscar soluções.



Explore Cultura.rj, mas, sobretudo, participe, porque esse portal, afinal, é seu.





Santa Maria Madalena: a beleza dos prédios históricos




Santa Maria Madalena: a beleza dos prédios históricos



O município de Santa Maria Madalena, na região centro fluminense do Estado do Rio, mantém preservada parte da sua arquitetura, característica do século XIX, e agora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estuda o tombamento do centro histórico da cidade.


A história do tombamento começou em maio de 2007, quando o professor Sergio Bahia, da Universidade Federal Fluminense (UFF) levou uma turma do curso de urbanismo à cidade para que os alunos pudessem estudar a estrutura de gestão de um pequeno município e sua vida econômica. “Quando vi aquela cidade parada no tempo, achei que ela merecia ser preservada”, disse o professor, que se encantou com os prédios e casas que se espalham ao longo das ruas da área urbana e o conjunto paisagístico, já que o núcleo central da cidade foi implantado numa mata, no século XIX.


Representantes do instituto já estiveram na cidade para fazer levantamentos históricos e iconográficos e se reuniram com técnicos da prefeitura e lideranças empresariais locais para esclarecer sobre benefícios do processo de tombamento. Além do incentivo ao turismo cultural, o tombamento garante a utilização das leis de incentivo fiscal e a assistência técnica do IPHAN.


Segundo o superintendente do IPHAN-RJ, Carlos Fernando de Andrade, a ideia é fazer o tombamento de um conjunto paisagístico formado pela cafeicultura e pelo desenvolvimento das ferrovias no século XIX .”Por ter tido seu desenvolvimento parado no tempo, quando extinguiram o ramal de trem e o asfalto demorou a chegar, Santa Maria Madalena é um bom exemplo desta época”, explica.


Um dos prédios que devem ser tombados é o da antiga estação ferroviária, que foi erguido em 1890. Construído pela então estrada ferroviária Barão de Araruama, logo foi encampado pela Leopoldina, trazendo enorme progresso para o município, pois por ali passava todo o café produzido na região. A última viagem no ramal aconteceu no ano de 1966. Hoje o prédio abriga a Casa da Cultura, possuindo excelente acervo histórico-cultural do município.


Outro imóvel é o do extinto Hotel Brasil, de 1894, construído pelo empresário Taciano Valente, que desejava trazer para Santa Maria Madalena turistas de Campos e do Rio de Janeiro, que vinham a procura da cura da tuberculose em função do excelente clima da cidade. Hoje ali funciona a Secretaria de Turismo.



Colaboração de Alvaro Lutterback

O bebedouro de araras

O bebedouro de araras


Araruama, cidade litorânea localizada a 108 km do Rio de Janeiro, é conhecida pelo potencial turístico e por belas praias. Mas poucos sabem que a cidade abriga um grande acervo relacionado às tribos Tupinambás, que habitaram o território do município entre 650 anos a.C. até o século XVI. Não é à toa que o nome Araruama vem da língua indígena, significando ‘bebedouro de araras’.

O acervo, descoberto através de pesquisa arqueológica feita sob a coordenação de Ângela Buarque desde 1993 - com a participação da comunidade de Morro Grande, distrito de Araruama, que deu início ao processo ao relatar o achado de uma urna funerária -, é formado por cerâmicas ricamente decoradas, contas de Ruen, lâminas de machado e uma cota de malha do século XV, única peça deste tipo já encontrada no Brasil.

De acordo com Ângela, o patrimônio arqueológico de Araruama põe em xeque a máxima histórica, presente nos livros didáticos, de que os portugueses colonizaram o Brasil.


“Araruama representa um microcosmo do processo de colonização do território brasileiro e os dados recuperados demonstram que essa é a colonização mais antiga do território brasileiro. O acervo é a materialização desta antiguidade e da riqueza cultural do município, e atua como uma alavanca para o desenvolvimento cultural e científico da população araruamense”, defende Ângela.

“O patrimônio arqueológico de Araruama é formado por vários sítios”, continua Ângela. “Até o momento, são 20 sítios, cada um com sua denominação, como sítio Morro Grande, sítio Barba Couto, sítio Serrano.”

Ângela explica que o envolvimento do poder público e da comunidade foi fundamental para a continuidade e a divulgação do projeto. Para garantir a preservação do patrimônio cultural, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura criou o Museu Arqueológico de Araruama (MAA), gerenciado pela arqueóloga Márcia Barbosa Guimarães.

“O acervo arqueológico, por sua diversidade de matérias-primas, por sua fragilidade, considerando que se encontrava disposto em um determinado ambiente, com condições específicas que o mantiveram preservado durante séculos - muitas vezes, milênios - , é um dos mais exigentes, em termos de preservação”, explica Márcia.

No MAA o visitante é informado, através de painéis expositivos, sobre os primeiros colonizadores da costa fluminense - ou “sambaquieiros”, na linguagem do povo local - e sobre os grupos ceramistas Tupinambás e Goitacás.


“O Museu Arqueológico mantém uma exposição permanente sobre a ocupação pré-colonial da Região dos Lagos. É nosso patrimônio mais valioso, faz parte da identidade do povo”, afirma o Subsecretário de Cultura de Araruama, Ricardo Adriano.


A exposição dedica, ainda, um espaço à ocupação histórica do município de Araruama, apresentando dados sobre o século XIX, coletados através da pesquisa histórica e arqueológica efetuada na Fazenda Aurora, patrimônio histórico tombado pelo INEPAC e restaurado pela Prefeitura de Araruama.


Atualmente, o acervo arqueológico de Araruama está sob a guarda do Museu Nacional, e precisa de um espaço permanente com condições ideais de segurança.

Onde quer que esteja abrigado, contudo, o acervo arqueológico de Araruama é hoje referência para a ocupação Tupinambá no Brasil, uma grande contribuição para a preservação da memória nacional e regional.





Colaboração de Ramon Mello

Batucada na rede

Programação dos blocos e do desfile pode ser encontrada em sites, redes sociais e via celulares

O folião do carnaval 2010 não precisa ser um geek (nova geração de nerd, mais descolado) para utilizar a internet ao seu favor na maratona de blocos que começa a sacudir a cidade. Basta “dar um Google” para ter a localização de mais de 400 blocos do Rio que estão traçados no Google Maps. A novidade já se espalhou por e-mails e blogs.

Essa é só uma das ferramentas disponíveis, entre Twitter, blogs especializados e, ainda, sites de relacionamentos como Facebook e Orkut. Para ajudar a organizar a programação para a maratona de blocos no Rio de Janeiro é importante pesquisar, imprimir as planilhas com horários e mandar uma mensagem para os amigos com o dia e o local combinado. Cuidado para não se perder entre tantas opções.

Neste ano a RioTur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) divulgou uma lista com 499 desfiles de 461 blocos cariocas. O aumento de blocos carnavalescos registrados pela prefeitura foi de 71%. Na verdade, os blocos existiam, mas não eram regularizados. Entre os blocos aprovados, 172 estão na Zona Sul, 83 na Zona Norte, 39 na Zona Oeste, 54 na Barra, 55 na Tijuca e 96 no Centro da cidade. Alguns desfilam mais de uma vez, não falta oportunidade para cair na folia.

Para o criador do site Carnaval Virtual, Jorge Luiz Cesário Wanderley, a web não só ajuda na organização da brincadeira como registra a memória do carnaval de rua.

“A internet permite a troca de informações, essa é grande vantagem. Antes a divulgação era extremamente local, com exceção dos grandes blocos. A web popularizou o acesso aos blocos menos conhecidos. Na internet todo mundo é vizinho, a idéia é reunir as pessoas, os grupos. Com o Carnaval Virtual pretendo registrar o carnaval de rua, que é uma brincadeira mais efêmera. Quero dar uma visão mais permanente da festa.”, defende Jorge Luiz, folião pernambucano radicado no Rio de Janeiro desde os anos 70:


“Brinco o carnaval desde criança, mas sempre fui fascinado por blocos de rua. Freqüento diversos blocos: Bloco de Segunda, Suvaco do Cristo... Mas prefiro os blocos pequenos, são mais espontâneos”, revela.


O estudante de cinema, Patrick Ribeiro, prefere os blocos mais famosos, “quanto mais lotados melhor”, mas sabe que o importante é definir a agenda para não ficar confuso. Para isso, ele usa a tecnologia até mesmo quando está no bloco.


“Não consigo sair de casa sem o celular, vou convidando os amigos que deixam tudo pra cima da hora. Mas antes disso já fiz um cronograma de todos os dias de carnaval. Vejo a programação em comunidades dos blocos no Orkut, blogs e acompanho os twiteiros. Os blocos têm que ter muita gente, tenho que me perder, quanto mais lotados melhor.”

Mesmo se organizando para seguir os blocos mais famosos, é importante ficar atento para a possibilidade de os horários mudarem, numa tentativa de evitar que o desfile fique muito cheio quando é muito divulgado. Os foliões mais espertos mantêm contato com os integrantes dos blocos, em último caso, não pensam duas vezes em mandar uma mensagem de celular ou um e-mail para se informar.


“Começo a me organizar em janeiro, vou estudando os locais de concentração dos blocos. Uso a internet também, mas confio muito nos meus 'informantes' espalhados pela cidade, são amigos ligados aos participantes dos blocos. Na internet temos tomar cuidado com as informações erradas”, pondera Elaine Dual, que, antes de cair na folia, reúne os amigos para criar as próprias fantasias.


Um fato é indiscutível, o calçadão virtual facilita a vida dos foliões, mas o carnaval mesmo é na rua.



>>> Conecte-se ao Carnaval 2010:



Google Maps

Carnaval Virtual

Blog Tá na Rua – Globo Online

Samba in Rio

Twitter Blocos do Rio 2010

Carnaval do Brasil



Colaboração de Ramon Mello

Ministra anuncia nova gestão nos museus

Ministra anuncia nova gestão nos museus



DN Artes - ALEXANDRE ELIAS






Foi apresentado ontem no Museu Nacional de Arte Popular, ainda em processo de obras de melhoramento, o novo Plano Estratégico para os Museus Nacionais, intitulado "Museus Para o Século XXI". A conferência de imprensa foi conduzida pela ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, e por João Brigola, director do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC).


O novo Plano Estratégico tem como objectivo principal a dinamização dos museus nacionais enquanto produtores de cultura e agentes turísticos, tendo em vista a redução da carga admnistrativa e burocrática que recai sobre o IMC.



Entre as medidas que compõem o plano inclui-se o reenquadramento do sistema de gestão dos 28 museus sob a alçada do IMC, que estudará a possibilidade de alienar a tutela de alguns museus locais e regionais para a admnistração pública,segundo um critério rigoroso de avaliação e conservação do património. Este plano estratégico contemplará ainda a criação de uma rede integrada de equipamentos culturais na área de Lisboa, principalmente no eixo Ajuda/Belém.


O Ministério da Cultura, tentará, em concerto com o IMC, honrar compromissos herdados de governos anteriores e concluir os esforços de restauro que estão a ser levados a cabo em museus como o Machado de Castro (Coimbra), em processo de conclusão de obras de melhoramento.



A nova proposta para os museus nacionais apostará também em novos modelos de gestão para os museus e palácios do IMC, tendo em vista a obtenção de soluções para as dificuldades financeiras que muitas destas instituições museológicas atravessam, agravadas pelo minguar do orçamento de estado para a cultura em anos recentes.



O Museu Nacional de Arte Antiga será exemplo principal da inovação de modelos de gestão a adoptar pelo IMC, estando projectada a adopção de um modelo de "gestão bicéfala", a implementar após devido esforço legislativo para adaptar a lei orgânica da gestão das instituições públicas às necessidades do modelo. O MNAA será o barómetro da viabilidade deste modelo de gestão, que será depois estendido a outros museus nacionais.


Gabriela Canavilhas mostrou-se bastante satisfeita com as novas medidas, que tomam já partido do aumento da fatia do Orçamento de Estado dedicada à cultura e também da melhor "relação interministerial" que facilita a obtenção de financiamentos exteriores, cujo montante exacto será divulgado após a apresentação oficial do Orçamento.









Folias de Reis agitam BH

Folias de Reis agitam BH



Estado de Minas - Gustavo Werneck






Fitas coloridas sobre a paisagem de concreto, música ritmada abafando o som das buzinas e muita dança para substituir os passos apressados do fim de tarde. No Dia de São Sebastião, celebrado ontem, 12 grupos de Folias de Reis, da capital e interior, encerraram o ciclo de festividades do Natal com uma apresentação na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Em seguida ao canto dos violeiros Júlio Marques e Quincas da Viola, os grupos, carregando a bandeira dos Reis Magos (Belchior, Baltazar e Gaspar), fizeram reverência e prestaram homenagens ao Menino Jesus, cuja imagem na manjedoura estava no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro.




O primeiro grupo a se apresentar no 11º Encontro de Folias de Reis de BH foi o Santos Reis de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O violeiro Antônio Fernandes da Silva, de 67 anos, mostrou a experiência acumulada em quatro décadas de cantoria para saudar Jesus. “Gosto da tradição e espero que ela se mantenha. Tocar e cantar aqui na praça é importante, pois podemos mostrar a diversas pessoas, principalmente aos mais jovens, a beleza dessa manifestação popular”, disse Antônio. Ao lado, o amigo e violeiro Santos Fiel Domingos, de 71 e participante da folia desde os 10 anos, lembrou que fazer parte do grupo é motivo de orgulho. “É um pedaço da nossa cultura”, afirmou, recebendo a confirmação dos colegas de jornada Devani Bernardes Cassimiro, de 67, e Artino Augusto Santana.




Mestre da folia de Lagoa Santa, Luiz Antônio Martins levou a família e ficou feliz ao ver o filho Luan Antonny, de 9, como um dos reis magos. “Ele representa a quarta geração de nossa família a integrar o grupo”, disse. Também se apresentaram os Conterrâneos de Contagem e folias do Bairro Marilândia e do Senhor Lázaro, ambas de Betim, e do Bairro Santa Rita, de Lagoa Santa, na Grande BH; Folia de Paraopeba e Pastoras de Paraopeba, na Região Central; de Itaúna, no Centro-Oeste; e grupos dos bairros Serra, Santo André e São José, e Pastorinhas da Cabana, em BH. A realização do encontro foi do Serviço Social do Comércio (Sesc), com produção da folclorista Dadá Diniz, da Comissão Mineira de Folclore. Ela disse que o estado tem cerca de 4 mil grupos que fazem a visita aos presépios em dezembro e janeiro.






A apresentação dos grupos, que começou às 18h, atraiu as atenções e olhares de quem saía do trabalho, passeava no Centro ou simplesmente curtia a tarde. “Está maravilhoso, faz a gente lembrar da infância no interior”, destacou o aposentado João Frade, de 85, morador do Barro Preto, na Região Centro-Sul e natural de Raul Soares, na Zona da Mata. De férias na capital e saboreando um sorvete para espantar o calor, a professora Roseni Veloso e o filho Gabriel, de 9, moradores de Senhora de Oliveira, na Zona da Mata, gostaram do que viram e escutaram. “Vou até ligar, do celular, para a minha família, em Senhora de Oliveira, para que eles ouçam a música. Na minha terra, há muitas festas populares, como congado e folia, e na escola fazemos um trabalho com as crianças sobre estas tradições”, disse Roseni.





CIRCUITO TURISTICO DE DIAMANTINA

CIRCUITO TURISTICO DE DIAMANTINA











Neste Domingo, a Escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte mostra o Circuito Turístico dos Diamantes, formado por 13 cidades da região Central de Minas – Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antonio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro. A maior parte das cidades remonta ao período de abundância na extração dos Diamantes no Estado, o que trouxe influências para a arquitetura, a arte e a culinária da região.


Algumas dicas dos principais atrativos turísticos do Circuito Caminhos Gerais:


Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Diamantina é uma cidade musical. A história, a arquitetura, os aspectos culturais inspiram artistas e fazem da cidade um lugar onde o erudito e o popular se misturam em obras autênticas da musicalidade mineira.


A programação cultural acontece o ano inteiro, com atrações como a tradicional Vesperata, com músicos tocando nas sacadas do casario histórico. Lá ainda encontra-se o Mercado Velho, local de antigos tropeiros que encanta com sua arquitetura, e a famosa feira cultural.


No Serro, ao andar por suas ladeiras, é possível conhecer seu conjunto arquitetônico histórico, inscrito em 1938 nos livros de tombo do Patrimônio Nacional (IPHAN) graças à autenticidade e homogeneidade que ainda conserva de maneira deslumbrante. Vale aproveitar e conhecer um alambique, seguido de parada na Fazenda Engenho de Serra, onde se fabrica o tradicional queijo do Serro, primeiro bem registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2002, e recentemente inscrito como Patrimônio Cultural Brasileiro no Livro de Registro dos Ofícios e Modos de Fazer.



Em Felício dos Santos, o turista pode se deliciar com as fontes de águas termais. Na cidade de Alvorada de Minas, há a opção de passear por trechos da Estrada Real recobertos pela Mata Atlântica Original. Em São Gonçalo do Rio Preto e Couto de Magalhães de Minas, o destaque é o Turismo Solidário, modalidade de turismo onde os visitantes hospedam-se nas casas dos moradores e vivenciam o cotidiano de cidadezinhas tipicamente mineiras, além de deixarem sua contribuição na forma de ações sociais que estejam ao seu alcance.



Entre Gouveia e Monjolos existem cachoeiras e paisagens intocadas pelo homem e que fazem nossos olhos se perderem no horizonte.


Pra quem gosta de contato com a natureza, outras opções são os Parques Ambientais: Parque Estadual do Itambé, na cidade de Santo Antônio do Itambé; Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto; Parque Estadual do Biribiri e Parque Nacional das Sempre Vivas, ambos em Diamantina.



Passeio inesquecível é conhecer as sete Maravilhas do Circuito dos Diamantes, são elas: Canyon do Funil, em Presidente Kubitschek; Parque Estadual do Itambé; Trilha da Maria fumaça no trecho entre Monjolos e Rodeador; Centro Histórico de Diamantina; Centro Histórico do Serro; Capivari e Trecho do Parque do Rio Preto entre as Cachoeiras das Sempre Vivas e dos Crioulos.

Diversidade cultural de São Paulo em roteiros

Diversidade cultural de São Paulo em roteiros



Brasil Cultura -






Para apresentar a influência francesa, os locais escolhidos foram o Páteo do Colégio, edifícios em Art Decô espalhados pela cidade, como o Colégio Álvares Penteado, a sede da Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer, o famoso Viaduto do Chá, o Largo de São Francisco, o Palacete dos Campos Elíseos, prédios em Art Nouveau da Vila Penteado, o bairro de Higienópolis e o renomado Colégio Sion.


Já a cultura alemã pode ser vista no Largo Paissandu, onde está localizada a Igreja Luterana, e no Instituto Goethe. O Páteo do Colégio também está incluído no passeio, bem como um almoço com pratos típicos do país e um passeio pelas casas em estilo Exaimel.



A tradição árabe é encontrada no Largo e Igreja de São Bento, na Rua 25 de Março e Ladeira do Porto Geral, no famoso Mercado Municipal de São Paulo, no Monumento à amizade Sírio-Libanesa Parque Don Pedro, na Av. Paulista e casarão árabe.


Não foi só acarajé e Iemanjá que a cultura afro-brasileira trouxe para São Paulo. Ela pode ser vista na Praça da Liberdade, na Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e a escultura Mãe Preta, no Largo do Paissandu. O passeio também visita centro de Capoeiras e terreiros de Candomblé.




Já a influência Judia pode ser encontrada na Estação da Luz, no Parque da Luz, no Páteo do Colégio, no Bom Retiro, no Centro da Cultura Judaica e na Sinagoga Beth-El. Já a Japonesa está no tradicional Bairro da Liberdade, no Jardim Japonês, no Museu Histórico da Imigração Japonesa, no Parque do Ibirapuera e no Pavilhão Japonês.



E a mais paulistana das etnias, a Italiana, pode ser vista no Largo e Igreja de São Bento, no Edifício Martinelli e Viaduto Santa Efigênia, no Teatro Municipal e Vale do Anhangabaú, no renomado Bexiga e Igreja Nossa Senhora de Achiropita, na Praça da República e Edifício Itália, no Museu dos Imigrantes no Brás, no Parque do Ibirapuera e Monumento às Bandeiras.

Cabo Frio e Búzios com movimento acima do esperado

Cabo Frio e Búzios com movimento acima do esperado



Nas duas cidades é muito difícil encontrar vaga em hotel, pousada ou albergue


O movimento de turistas em Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos, está acima do esperado. Nos dois municípios é muito difícil encontrar vaga em um hotel ou em uma pousada até o final deste mês de janeiro. Até os albergues estão lotados.






Com o forte calor, a procura por quartos é muito grande. Além da alta temperatura da estação, em Cabo Frio acontece até este domingo (24 de janeiro) o “Cabofolia”, Carnaval fora de época da cidade.

Prorrogado o edital de modernização de bibliotecas

Prorrogado o edital de modernização de bibliotecas



Ministério da Cultura - Rafael Ely



O Ministério da Cultura vai prorrogar até 10 de fevereiro o prazo para inscrições no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Com investimentos de R$ 3,2 milhões, a iniciativa deverá beneficiar 100 bibliotecas públicas em municípios com até 20 mil habitantes. Os projetos contemplados receberão kit composto de mil livros, mobiliários, almofadas, pufes, tapetes e telecentro digital com 11 computadores conectados à Internet banda larga.



Segundo o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piuba, a ação tem por objetivo estimular o gosto pela leitura e tornar as bibliotecas espaços culturais dinâmicos e atrativos. “Não é suficiente ter a biblioteca, é preciso que ela seja um espaço cultural dinâmico, apropriado pela comunidade a que atende”, afirma.



Entre 2008 e 2009, o Mais Cultura investiu R$ 22,5 milhões para modernizar 410 bibliotecas públicas municipais em todo o país. Dessas, 299 localizadas nos Territórios da Cidadania. Outros R$ 21,2 milhões estão previstos para modernizar 576 bibliotecas a partir de 2010, por meio de editais pactuados com os governos estaduais. O Governo Federal investe 66% dos recursos e os estados aportam 33% de contrapartida.



As Prefeituras interessadas em participar devem enviar as propostas para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas/Fundação Biblioteca Nacional (Rua da Imprensa, nº 16, Sala 1.102, Palácio Gustavo Capanema, Centro, CEP 20030-120, Rio de Janeiro). O edital e seus anexos estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura, no link Editais, e do Programa Mais Cultura.

 
Instituto Brasileiro de Museus abre inscrições para 294 vagas de níveis médio e superior


Correio Web - Larissa Domingues





A esperada versão em português da primeira parte do Ctrl-V::VideoControl finalmente ficou pronta e será lançada durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, nos dias 26 e 27 de janeiro.Fruto de uma extensa pesquisa sobre a onipresença das telas nas sociedades contemporâneas,o webdoc traz depoimentos de alguns dos maiores pesquisadores de Hollywood do mundo.



Fernanda Martins 22 janeiro 2010 Sem Comentários





Depois do bem-sucedido lançamento na Espanha, a primeira parte de Ctrl-V::VideoControl, o webdocumentário, vem ao Brasil, como parte da programação do Fórum Social Mundial. Realizado pelo Divercult, com apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), a pesquisa é coordenada por Leonardo Brant, editor deste Cultura e Mercado, que também assina a direção do documentário.



Ctrl-V::VideoControl é uma pesquisa sobre a predominância do audiovisual em nossa sociedade. A partir de uma análise histórica da formação dos grandes conglomerados de mídia e sua relação com o Estado norte-americano, enfrentamos o difícil desafio de levantar as implicações possíveis das novas configurações do mercado global, bem como suas conseqüências nas culturas locais, a partir do fenômeno da convergência digital.


Ctrl-V funciona também como um videomanifesto da Red Audiovisual Iberoamericana (RAIA), uma rede de profissionais, investigadores, ativistas, cineastas e articuladores culturais, interessados no desenvolvimento do audiovisual independente, que também será lançado durante o FSM.



Os membros da RAIA, provindos de vários países da Ibero-américa, participaram ativamente da construção do webdocumentário. Todo o processo foi revelado e discutido com membros da rede, que se dispuseram a colaborar com opiniões, sugestões de edição e inserção de material.




Ctrl-V é dividido em três partes e será difundida e construída no ambiente web. As duas partes seguintes serão reveladas no website www.ctrl-v.net e na RAIA durante o ano de 2010.



Pesquisador de políticas culturais e autor de diversos livros sobre o assunto, entre eles e recém-lançado O Poder da Cultura, Leonardo Brant definiu, durante o lançamento do documentário em Barcelona, em dezembro de 2009, como “um experimento transmídia, que se manifesta em livro, webdocumentário, redes sociais e uma plataforma de agregação desses conteúdos, que direciona os interessados para os diversos formatos disponíveis na rede mundial de computadores”.



O lançamento brasileiro será às 19h do dia 26 de janeiro, durante a 2ª Reunião Pública Mundial da Cultura em São Leopoldo (RS) e congregará importantes profissionais e pensadores da cultura. O webdoc também se fará presente na mostra “Outros Mundos – O Cinema Contra as Injustiças da Globalização”, iniciativa que reúne uma série de títulos abordando questões sociais e econômicas relacionadas ao mundo contemporâneo durante o FSM.



Os dois eventos são realizados dentro da agenda de atividades do FSM – Fórum Social Mundial – 10 Anos Grande Porto Alegre, e é aberto a gestores e dirigentes culturais de cidades, estados e regiões autônomas; para redes, instituições, grupos e movimentos culturais de todas as áreas; para artistas, produtores e ativistas interessados no desenvolvimento cultural, na ampliação dos direitos culturais e na garantia da sobrevivência da diversidade planetária.






Lançamento webdocumentário Ctrl-V::VideoControl






Data: 26 de janeiro de 2009.






Horário: a partir das 19h.






Local: Centro Cultural José Pedro Boéssio (Av. Osvaldo Aranha nº 943, Centro – São Leopoldo, RS).






Classificação Livre/ Entrada Gratuita






Mais informações: no site www.ctrl-v.net ou pelo e-mail contato@divercult.net. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.






Exibição webdocumentário Ctrl-V::VideoControl – Mostra Outros Mundos – O Cinema Contra as Injustiças da Globalização






Data: 27 de janeiro de 2009.






Horário: a partir das 19h.






Local: CineBancários (Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre – RS)






Classificação Livre/ Entrada Gratuita






Mais informações: no site www.sindbancarios.org.br, pelo e-mail contato@divercult.net ou no site www.ctrl-v.net. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu nesta quinta-feira (21/1) o período de inscrições do concurso que disponibiliza 294 oportunidades para níveis médio e superior. O cadastro pode ser feito até o dia 23 de fevereiro, pelo site da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), empresa responsável pela seleção.






Também há como efetuar as inscrições presencialmente até o dia 17 de fevereiro, nas agências do Correios credenciadas. Há chances para os cargos de assistente técnico, analista, técnico em assuntos educacionais e técnico em assuntos culturais. A remuneração indicada no edital de abertura varia de R$ 2.133,32 a R$ 3.012,82.






O processo seletivo constará de prova objetiva para todos os cargos. Já os candidatos às vagas de nível superior também passarão por exame discursivo e avaliação de títulos. As provas serão aplicadas no dia 21 de março, em horários e locais que deverão ser divulgados posteriormente.






Chances


As oportunidades de nível superior são para as áreas de Administração, Economia, Análise de Sistema, Contabilidade, Jornalismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Psicologia, Publicidade, Relações Públicas, Relações Internacionais, Arquivologia, Antropologia, Arqueologia, Arquitetura, Biblioteconomia, História, Museologia, Sociologia, área de Ciências Humanas ou Sociais e graduação em qualquer área de formação.






Há vagas para as cidades de Brasília (DF), Vitória (ES), Cidade de Goiás (GO), Alcântara (MA), Belo Horizonte (MG), Caeté (MG), Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), Sabará (MG), São João Del Rei (MG), Serro (MG), Recife (PE), Cabo Frio (RJ), Niterói (RJ), Parati (RJ), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Vassouras (RJ), São Miguel das Missões (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).






http://concursos.correioweb.com.br/htmls/interna_noticia,id_sessao=1&id_noticia=27655/interna_noticia.shtml