BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exposição “Sentimentos do Rio” abre dia 9 no Museu Carmem Miranda

"Sentimentos do Rio" é o nome da exposição com obras do artista plástico Marcelo Cocco Barçante que será aberta no próximo dia 9 de fevereiro, às 18h, no Museu Carmem Miranda, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura. A mostra prestará uma homenagem ao Rio de Janeiro, marcando também o aniversário de Carmem Miranda, que, se fosse viva, completaria 101 anos no próximo dia 9. A exposição poderá ser visitada até 25 de abril deste ano.

A mostra reunirá 10 painéis de pintura em tecidos bordados, aplicações e customizações que retratam o cotidiano e o jeito de ser dos cariocas em diversos bairros do Rio, como Lapa, Santa Teresa, Ipanema, Cosme Velho e a Floresta da Tijuca. Os trabalhos serão dispostos junto aos trajes originais da exposição permanente do acervo do Museu de Carmem Miranda, que serão substituídos por outros, do período em que a Pequena Notável se apresentou nos Estados Unidos.

Para o diretor do museu, César Balbi, a exposição destacará o Rio e seu povo, enfatizando o lado carioca da Carmen, através de seu vestuário.

- Carmem Miranda, antes de se tornar estrela internacional, viveu intensamente esta cidade, onde ficou famosa e mostrou aos cariocas o que significava ser carioca. A mostra resgata a ideia de que Carmem pertenceu primeiro ao Rio de Janeiro e depois ao mundo - destacou.

O artista Cocco Barçante diz que a mostra “Sentimentos do Rio” abrangerá uma breve retrospectiva de suas pinturas em tecido dos últimos seis anos, trazendo um registro artesanal sobre a cidade do Rio.

- É um encontro com a população carioca, num passeio por lugares que espelham a efervescência do povo desta cidade. E a Carmem Miranda sempre vendeu essa imagem do Rio. É a união de carioquices – frisou.

Cocco Barçante atua nas artes plásticas há 26 anos e já realizou diversas exposições no Brasil e exterior. No Rio, seus trabalhos foram expostos no Museu Histórico Nacional, no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Calouste Gulbekian, na Feira da Praça 15, na Feira do Lavradio, na Lapa, no SESI e no SENAC. As pinturas do artista já foram apresentadas no Salão de Moda de Paris, na França.

A mostra “Sentimentos do Rio” poderá ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 19h, até 25 de abril de 2010.

O Museu Carmem Miranda fica na Avenida Ruy Barbosa, s/º, no parque do Flamengo.



COM SEGREDOS E ILUSÕES , UNIDOS DA TIJUCA É CAMPEÃ

O Carnaval de 2010 premiou a criatividade do carnavalesco Paulo Barros e deu o título à Unidos da Tijuca, que não vencia desde 1936. A mágica comissão de frente, com os truques que iludiram e encantaram o público, fez a diferença para a Tijuca, que ficou à frente da Grande Rio e da Beija-Flor, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

Na sequência, ficaram Vila Isabel, Salgueiro e Mangueira. As seis primeiras voltam à Marquês de Sapucaí, no Desfile das Campeãs, no próximo sábado. Paulo Barros não conteve a alegria de dar à escola o título que ele buscava há anos, sempre cativando o público, mas sem conseguir convencer os jurados.

“Demora, demora, mas chega. Chegou a hora. A vitória foi a melhor possível, um belíssimo Carnaval. O segredo foi trabalhar muito, se dedicar, comprometido com a escola. Para quem disse que eu não faço Carnaval, vá para os Estados Unidos. A comunidade da Tijuca foi fundamental para este campeonato. O moderno veio, demorou um pouco, mas está aí”, comemorou.

Perguntado se já estava fazendo planos para o Carnaval do próximo ano, ele fez mistério. “Eu descobri algumas coisas este ano, que já estou guardando para o ano que vem. Eu descobri efetivamente um caminho para fazer Carnaval. Eu descobri o meu próprio segredo”, disse o carnavalesco, que venceu justamente com o enredo "É Segredo".

Em sétimo lugar, ficou a Mocidade Independente de Padre Miguel, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, Portela, Porto da Pedra, União da Ilha e Viradouro. Esta última foi rebaixada para o Grupo de Acesso, cuja campeã deste ano foi a São Clemente, que sobe para o Grupo Especial.


Agência Brasil

DESFILE DA SAPUCAI , ANIMAM CARIOCAS E VISITANTES

A Marquês de Sapucaí (RJ) salpicou de convidados e tremeu ao som das baterias das escolas de sambas que desfilaram no domingo de Carnaval (14/02). Os enredos das seis primeiras agremiações foram bastante variados e a maioria dos desfiles impressionante, deixando, é claro, favoritos.



O abre-abras ficou por conta da União da Ilha, que subiu para o grupo especial depois de ficar nove anos no Grupo de Acesso e desfilou com prazer pela avenida, esquentando o público que aos poucos chegava para assistir ao Carnaval. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, veio acompanhado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao camarote do governo do estado.



"Estou muito empolgada com a maratona carnavalesca desse ano, mas hoje retiro a minha fantasia e passo apenas a torcer de coração. O Rio como sempre está lindo e leva a gente junto com ele. O Carnaval provoca alegria em todo mundo", disse a ministra pouco antes de entrar.



Além das já conhecidas presenças ilustres nacionais que geralmente movimentam as colunas sociais e despertam o interesse dos foliões, o Carnaval do ano em que o Rio passa como cidade olímpica conquistou número especial de figuras do cenário mundial. A cantora Madonna assistiu aos desfiles, a convite de Sérgio Cabral, acompanhada pelo namorado e as duas filhas. Todos chegaram com adereços e apareceram inúmeras vezes, sorrindo e cumprimentando o público. No desfile da Imperatriz Leopoldinense, Madonna e Jesus desceram do camarote do governo do Estado para acompanhar a escola na pista da Marquês de Sapucaí. A descida provocou correria e enorme confusão entre os fotógrafos e jornalistas.



Outra que roubou a cena foi a americana Paris Hilton, que veio ao Brasil para ser garota propaganda de uma marca de cerveja. Mas foi o ator Gerald Butler (do filme “300”, estrelado também por Rodrigo Santoro), que brilhou na União da Ilha, como Dom Quixote. O enredo da escola foi concebido pela carnavalesca Rosa Magalhães. Após 17 anos na Imperatriz, a artista teve que se superar com alegorias requintadas e bem acabadas. O desfile não decepcionou.



Bastante rouco, quase sem voz nenhuma, o prefeito Eduardo Paes chegou à Sapucaí e falou com a imprensa rapidamente só para dar um recado:



"Sou portelense declarado, mas estou torcendo que tudo dê certo para todo mundo. Existe coisa mais bonita do que o Carnaval?", perguntou.



Seguindo a União da Ilha, foi a vez de a Imperatriz Leopoldinense desfilar pela avenida com o enredo “Brasil de Todos os Deuses”. A escola apostou em carros alegóricos enormes e muitas cores, obras do carnavalesco Max Lopes.



Era visível durante o desfile da Imperatriz e outras escolas a grande quantidade de pessoas vindas de outros estados e do exterior. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, classificou como sucesso total a taxa de ocupação dos hotéis e ressaltou a importância de eventos como o Carnaval para a escolha, por exemplo, do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.



"95% de taxa de ocupação é o que registramos no Rio de Janeiro. Isso é incrível, sempre assim na época do Carnaval, e agora, com mais internacionalização do Brasil mundo afora, isso deve aumentar ainda mais. Que bela porta de entrada do turismo temos aqui", disse Luiz Barretto.



O terceiro desfile da noite sem dúvida foi um dos favoritos do público, que se surpreendeu inúmeras vezes com os segredos que a Unidos da Tijuca contou na Avenida. Com letra simples e bastante melódico, o samba foi facilmente gravado e cantado por todos. Entre as revelações que surgiam e deixavam o público animado estava a presença de Michael Jackson e uma pista de esqui, por onde deslizavam super-heróis.



Em seguida foi a vez da Viradouro, que contou a história do México com uma novidade bem-recebida: uma rainha de bateria de apenas sete anos, a pequena Julia, filha do presidente Marcos Lira. Penúltima agremiação na avenida, o Salgueiro, campeão do Carnaval 2009, levantou o público contando a história dos livros. Apesar de o abre-alas não ter repetido o mesmo efeito do enredo campeão de 2009, a escola conseguiu criar espetáculo impactante desde o início. O carnavalesco Renato Lage mostrou excelente conjunto de alegorias e fantasias.



Por fim, o luxo da Beija-Flor encerrou a madrugada levantando arquibancadas, frisas e camarotes, um público que parecia imune ao cansaço. Passando por toda a história de Brasília, a azul e branco trouxe carros abarrotados de destaques, alegorias numerosas e fantasias super produzidas.

SITE APONTA RJ COMO MELHOR DESTINO GAY

Rio de Janeiro é o melhor destino gay do mundo, segundo pesquisa realizada durante dois meses pelo site "TripOutGayTravel", em parceria com o canal norte-americano Logo, da MTV, voltado para o segmento LGBT, contando com votos de mais de cem mil pessoas. A Cidade Maravilhosa venceu as concorrentes Barcelona, Buenos Aires, Londres, Montreal e Sydney. O anúncio foi feito na tarde da última segunda, em Boston, nos Estados Unidos, durante a 10ª Conferência Internacional de Turismo LGBT.

O secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, comemorou a conquista: "Esta é mais uma vitória que vem reforçar a vocação do Rio de Janeiro como um dos melhores destinos turísticos do mundo. O Rio recebe a todos de braços abertos e não seria diferente com o público LGBT. E isso só tende a melhorar: demos total apoio à campanha de escolha do Rio como melhor destino gay do mundo e queremos cada vez mais atender bem e melhorar a qualidade do serviço prestado a este segmento da sociedade", declarou o secretário.

A Riotur vem investindo no atendimento ao público LGBT desde o início do ano. No site www.rioguiaoficial.com.br, por exemplo, existe uma seção especial voltada para este segmento, com dicas de bares, restaurantes, hotéis e todos os locais considerados “gay friendly” da cidade. Também foi desenvolvido, pela primeira vez, um folheto em inglês divulgando o roteiro LGBT do Rio: "A Parada Gay mostrou, no domingo passado, que o Rio sabe receber bem todos os turistas. Queremos que todas as pessoas venham aqui e queiram voltar", completou o secretário.

1° Salão de Turismo

Entre os dias 21 e 27 de março, em Florianópolis, será promovido o 1º Salão de Turismo – Roteiros de Santa Catarina, no Centrosul.

O evento é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O projeto irá reforçar a importância desse novo modelo de gestão da atividade turística, com base na competitividade e na inclusão social.

Fonte: Santur

OURO PRETO MG

Considerada o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil e detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, a histórica Ouro Preto (MG), encravada nas serras mineiras, tem seu chamado Centro Histórico dividido em quatro bairros principais – Centro, Antônio Dias, Pilar e Rosário – que, juntos, formam um conjunto arquitetônico admirado, anualmente, por milhares de turistas de todo o mundo.

Enquanto o Centro tornou-se uma área mais comercial, abrigando não só agências bancárias e lojas, mas bares, restaurantes e boa parte da rede hoteleira, o Antônio Dias – bairro que leva o nome do fundador do arraial que deu origem à vila (Vila Rica) e, posteriormente, à cidade – sempre teve vocação residencial.

E foi essa tranqüilidade típica do Antônio Dias, com suas casas de quintais floridos, que acabou atraindo para o bairro uma série de artistas plásticos, transformando sua principal rua, a Bernardo Vasconcelos, em um eixo artístico, onde o visitante encontra ateliês com peças para todos os gostos e bolsos.

“Há ateliês de santeiros, alguns especializados em oratórios, e pintores que retratam a arquitetura colonial, além de oficinas de lapidação, que oferecem jóias feitas de pedras locais, e lojas de artesanato que trazem vida ao lugar e se integram perfeitamente à paisagem urbana de uma das áreas mais antigas de Ouro Preto”, conta a professora aposentada Valdete Fortes, que vive no bairro há mais de sessenta anos e diz não trocar o Antônio Dias por nada.

O bairro ainda tem em seu imaginário personagens fortes, como o mestre Aleijadinho, considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais (barroco mineiro) e das artes plásticas no Brasil colonial, e a musa do inconfidente e poeta Tomás Antônio Gonzaga, Marília de Dirceu.

Ambos viveram no Antônio Dias, sendo que o gênio do barroco mineiro está enterrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a principal do bairro, que abriga também o Museu Aleijadinho. “O local onde morou Marília de Dirceu dá hoje espaço a uma escola pública de mesmo nome. A ponte e o chafariz que a cercam também levam seu nome”, conta Valdete, que trabalhou por muitos anos no colégio.

Todo esse clima artístico atrai e encanta os turistas, como explica Francisco Fortes, proprietário da Pousada do Ouvidor, localizada na mesma praça que a Igreja de Nossa Sra. da Conceição, no coração do bairro. “O próprio nome da pousada é uma homenagem ao poeta Tomás Antônio Gonzaga, que era Ouvidor em Vila Rica”, diz, lembrando que o hotel fica bem ao lado da ponte, de 1755, que aparece no poema de Gonzaga. “Alguns hóspedes já chegam com o livro embaixo do braço, perguntando pela ponte; outros, ao fazer reserva, pedem que o apartamento tenha vista para o monumento”.

Fortes ainda destaca a tranquilidade do bairro, que tem cada vez mais conquistado os visitantes. “Aqui, consegue-se dormir bem, sem o barulho típico de áreas muito comerciais. A maioria vem em busca da combinação de sossego, história e cultura e algumas pessoas chegam mesmo a dizer que se sentem no passado”. E completa: “A vantagem é que estamos a apenas alguns metros dos melhores restaurantes e próximos aos principais monumentos históricos”.

Seguindo a influência artística do bairro, a Pousada do Ouvidor, que completará um ano de atividades na próxima Semana Santa, preserva o estilo original da construção e recriou um ambiente tipicamente ouropretano, tendo sido decorada com telas de artistas da própria cidade, todas retratando lugares da antiga Vila Rica.
 
A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Minas Gerais e o Sebrae-MG dá continuidade, a partir da próxima semana, ao “Workshop Marketing de Destinos”. A iniciativa, que teve início em 2008, está inserida no programa Turismo de Negócios, do Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos da Setur, que visa o desenvolvimento e a consolidação da imagem de Minas Gerais como um destino para o Turismo de Negócios.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, “o fortalecimento desse segmento turístico permite fomentar negócios por meio da realização de eventos, feiras e congressos, além de fortalecer a cadeia de prestação de serviços de Minas Gerais, e, consequentemente, promover o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma.

 
Workshop

O evento percorre as cidades de Araxá, Uberaba, Uberlândia, Ouro Preto e Juiz de Fora entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Durante esse período, mantenedores dos C&VBx, representantes do trade turístico, autoridades, empresários do segmento, imprensa e estudantes estarão reunidos para debater os conceitos e aspectos relacionados ao turismo de negócios.


ABAV SÃO PAULO SP

Essa promete ser uma das maiores novidades para esse ano da Abav-SP. A entidade abriu as inscrições para líderes de agências de viagens associadas participarem do Fórum Executivo, uma mesa redonda em que os participantes poderão compartilhar experiências em relação ao mercado, contando com a presença de Edmar Bull, presidente da Abav-SP.

O objetivo do Fórum Executivo é integrar as agências de viagens de forma que possa gerar conhecimento e estabelecer benchmark. O tema do primeiro Fórum Executivo será "Principais Estratégias de Negócios para Agências de Viagens".

O primeiro evento será dia 1º de março na sede da Abav-SP. Vagas limitadas.

Fórum Executivo

Dia: 01/03/10 (segunda-feira)

Horário: das 9h às 12h00

Local: Abav/SP - Av Dr. Vieira de Carvalho, 115 - 8º andar - São Paulo/SP

Inscrições: cursos@abavsp.com.br
 
Travelport recebeu da Safe Harbour a certificação de proteção de dados e políticas de privacidade, tornando-se no primeiro GD (Sistema de Distribuição Global) a cumprir com a diretiva criada pela Comissão Europeia, pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos e pela Suíça para uniformizar as leis no que dizem respeit à transferência de dados.

“Os princípios delineados pela Safe Harbour visam estabelecer políticas de privacidade que garantam que não há perda ou fuga de informação no tratamento de dados pessoais. A Travelport não só preparou o seu GDS para corresponder às linhas definidas, como também vai dar apoio a todas as organizações que usam a sua tecnologia para que possam cumprir com os requerimentos legais respeitantes à privacidade”, disse a empresa.



As diretivas da Safe Harbour entraram em vigor em 1998 e surgiram para regular as transferências de dados pessoais que partissem da Europa em direcção aos Estados Unidos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

5º Edital do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN

5º Edital do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN

IPHAN -



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está lançando o 5º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), para selecionar candidatos à turma 2010.



Este Programa de bolsas destina-se aos profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante um ano, renovável por igual período.



Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração nas unidades do Iphan, distribuídos conforme tabela do 5º Edital do PEP, disponível no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2010 e as atividades do Programa terão início em 2 de agosto de 2010.

CARNAVAL EM RIO DAS OSTRAS

Rio das Ostras



::Evento:



Evento: Bloco Blocana

Data: 12 de fevereiro, às 22h

Local: Praia do Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Bacalhau na Vara

Data: 13 de fevereiro, às 13h

Local: Picapau X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco da Feliz Idade

Data: 13 de fevereiro, às 15h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Siri com Cãibra

Data: 13 de fevereiro, às 17h30

Local: Picapau, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Boi Bumbá

Data: 13 de fevereiro, às 20h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Melhor Idade

Data: 14 de fevereiro, às 10h

Local: Praça São Pedro X Av. Amazonas, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Pescoço do peru

Data: 14 de fevereiro, às 15h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Pescoço do Peru

Data: 14 de fevereiro, às 15h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Siri com Cãibra

Data: 14 de fevereiro, às 17h30

Local: Picapau X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Boi Bumbá

Data: 14 de fevereiro, às 21h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Unidos de Rio das Ostras

Data: 15 de fevereiro, às 16h

Local: Quiosque dos Bogueiros, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Boi Bumbá

Data: 15 de fevereiro, às 18h30

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Kerosta

Data: 16 de fevereiro, às 13h30

Local: São Pedro X Praça José P. Câmara, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Unidos de Rio das Ostras

Data: 16 de fevereiro, às 19h

Local: Picapau X Quiosque dos Bogueiros, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Boi Bumbá

Data: 16 de fevereiro, às 21h

Local: Av. Amazonas X Praça São Pedro, no Centro

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco da Barata

Data: 12 de fevereiro, às 18h

Local: Quiosque do Sr. Antônio, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento:Bloco Kerosta

Data: 13 de fevereiro, às 13h

Local: Tocolândia X Roberto Silveira, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento:Bloco Coruja

Data: 13 de fevereiro, às 16h

Local: Quiosque do Sr. Antônio, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco da Barata

Data: 13 de fevereiro, às 18h30

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Blocana

Data: 13 de fevereiro, às 21h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Borboleta Azul

Data: 14 de fevereiro, às 13h30

Local: Tocolândia X Roberto Silveira, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Coruja

Data: 14 de fevereiro, às 16h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Flagra Folia

Data: 14 de fevereiro, às 21h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Pescoço do Peru

Data: 15 de fevereiro, às 13h30

Local: Tocolândia X Roberto Silveira, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Coruja

Data: 15 de fevereiro, às 16h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco da Barata

Data: 15 de fevereiro, às 18h30

Local: Tocolândia X Roberto Silveira, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Borboleta Azul

Data: 16 de fevereiro, às 13h30

Local: Tocolândia X Roberto Silveira, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Coruja

Data: 16 de fevereiro, às 16h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Blocana

Data: 16 de fevereiro, às 21h

Local: Roberto Silveira X Tocolândia, em Costa Azul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br





Evento: Matinê com banda local

Data: 13 a 16 de fevereiro, às 16h

Local: Antigo Camping Clube de Costazul

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br





Evento: Bloco Unidos de Rocha Leão

Data: 13 de fevereiro, às 21h

Local: Praça do trem, em Rocha Leão

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Unidos de Rocha Leão

Data: 15 de fevereiro, às 21h

Local: Praça do trem, em Rocha Leão

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br





Evento: Bloco Pescoço do Peru

Data: 16 de fevereiro, às 15h

Local: saída na Base da Guarda, na Lagoa de Iriry

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco Galo da Madrugada

Data: 14 de fevereiro, às 16h

Local: Praça de Cantagalo, em Cantagalo

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco da Fubuia

Data: 15 de fevereiro, às 14h

Local: Praça do Mar do Norte

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Evento: Bloco do Torresmo

Data: 17 de fevereiro, às 16h

Local: Próximo à Tocolândia

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br



Música:



Show: Ziza Brasil e Banda Tudo a Ver

Data: 13 a 16 de fevereiro, às 23h

Local: Beco João Mota, em Rocha Leão

Informações: www.riodasostras.rj.gov.br

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

VERÃO SERGIPE 2010

Fazer o sergipano conhecer seu próprio estado e aproveitar atrativos como um banho de final de tarde na Praia da Caueira ou uma passeio entre igrejas seculares do município de Laranjeiras. Esta é uma das propostas atingidas no Verão Sergipe 2010, evento que promoveu atrações nacionais e locais de ótima qualidade, além de competições esportivas fora da capital Aracaju.

“A ideia é não só fazer um festival itinerante estimulando o turismo na região litorânea em que se pode ter acesso a uma praia belíssima como a Caueira, como também estimular a questão histórica e cultural através da cidade de Laranjeiras”. As palavras são do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Jorge Santana que ainda destacou um aspecto diferencial do evento em relação aos anos anteriores. “Incorporando o Pré Caju no Verão Sergipe nós tivemos todos os finais de semana de janeiro com grandes eventos. Uma alta estação bem atrativa”, disse.

Dando uma breve pausa na curtição do show de Daniela Mercury, última apresentação que aconteceu no último sábado, no Verão Sergipe 2010, o superintendente do Aracaju Convention Buerau, Rui Carvalho, acredita que a iniciativa do evento é louvável porque ajuda a descentralizar a cultura e o turismo. “Em estados menores como Sergipe há uma tendência da capital centralizar mais. Divulga-se muito Aracaju e o título de capital da qualidade de vida, o Verão Sergipe é uma forma também de divulgar outros locais de Sergipe”, afirmou.

Para a presidente do Singtur-SE (Sindicato dos Guias de Sergipe), Irma Karla, o fluxo de visitantes a Praia da Caueira foi alto. “Os receptivos tem trazido muito público para cá. Tem vindo também muita gente de Aracaju para alugar casas de veraneio. Isso favorece a economia da área”, ressalta.

Tanto o superintendente do Aracaju Convetion Buerau quanto a presidente do Singtur-SE estiveram presentes junto com diversos outros membros do trade no camarote Descubra Sergipe, coordenado pela equipe de Marketing da Emsetur (Empresa Sergipana de Turismo ).
A Vicar, empresa que organiza a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, confirmou a segunda edição do GP Bahia para 15 de agosto, nas ruas do Centro Administrativo. O calendário oficial da competição foi anunciado na última quarta-feira.

Em 2009, a primeira corrida de rua da categoria, realizada em Salvador, reuniu mais de 35 mil pessoas. O vencedor da prova foi Cacá Bueno. Para este ano, deve haver mudanças no circuito do CAB. O objetivo é aumentar a velocidade e ampliar os pontos de ultrapassagem.

Segundo a direção da Vicar, o governo da Bahia exerceu um papel fundamental para a atração da Stock Car para o Nordeste e para o estado. Os investimentos do governo estadual, por meio da Bahiatursa e Secretaria do Turismo, para a realização da prova em Salvador até 2013 foram de R$ 5,3 milhões e incluem o patrocínio e reparos na pista do CAB.


O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, destacou que o evento se transformou num produto do calendário turístico da Bahia e que foi muito importante para o incremento de 20% na ocupação hoteleira de Salvador e na geração de postos de trabalho. “Foram mais de três mil empregos temporários, além da grande exposição da Bahia na imprensa local, nacional e internacional”, disse.

BAHIA GANHE DESTAQUE NO DESTINO

A votação é feita no site do jornal americano (http://www.nytimes.com/interactive/travel/2010-places-to-go.html). Nele, a Bahia está atrás de apenas outros nove destinos internacionais, dentre eles, a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol, Cape Town, e Buenos Aires. Stambul, na Turquia, Colombia e Seul, na Koreia, levam as três primeiras colocações, respectivamente.
A Bahia ficou a frente de destinos como a badalada São Francisco, na Califórnia, e a igualmente cultural New Orleans. Até a paradisíaca Bali perde em beleza para a Bahia, segundo votação dos leitores do The New York Times. A enquete pergunta aos leitores para onde eles pretendem viajar nas próximas férias e pede que eles façam comentários sobre o destino e apontem lugares interessantes para serem visitados.

Entre os destaques apontados como imperdíveis no Estado estão o Pelourinho, em Salvador, a ilha de Boipeba e o parque nacional da Chapada Diamantina. A diversidade cultural, as acomodações de luxo oferecidas e o carisma do povo baiano são destacados pelo próprio jornal como características do estado que os turistas vão encontrar.

A pesquisa comprova a preferência dos americanos pela Bahia e o destaque que o Estado possui no cenário turístico internacional. Isso já está refletindo na movimentação de turistas. Segundo dados da Infraero, o aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães registrou crescimento de 11,8% em 2009. A expectativa é de que o crescimento seja mantido em 2010.

Só para se ter uma idéia, a capital baiana espera cerca de meio milhão de turistas no carnaval 2010. O crescimento é de quase 5% se comparado com o volume registrado no ano passado. Os sete dias de festa garantem lotação máxima em todos os hotéis do circuito da folia e também nas demais acomodações da cidade.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, esse reconhecimento premia o trabalho árduo que tem sido feito no mercado exterior durante todo o ano, com a captação de vôos charters vindos dos Estados Unidos e promoções nas principais cidades do país. A Bahia também está investindo no turismo LGBTS e em campanhas de divulgação do turismo étnico. “É um conjunto que envolve além das ações internacionais, todo o trabalho realizado no receptivo, na captação de vôos, na criação de novos segmentos turísticos, nos serviços oferecidos durante a permanência do turista na Bahia, que na maioria das vezes, tem a intenção de retornar”, concluiu.
Os dados da Infraero foram divulgados para a Secretaria de Estado do Turismo com antecedência este mês e revelam um crescimento significativo no fluxo de passageiros em Maceió. O crescimento de janeiro, em relação ao mesmo mês de 2009, foi de 40,17% no desembarque total no aeroporto Zumbi dos Palmares, com 160.002 passageiros contra 114.158 em 2009.

No fluxo nacional, ou seja, de voos nacionais para Maceió, o aumento foi de 39,6%, com 154.685 passageiros, contra 110.801 em janeiro de 2009. Já o fluxo internacional, após alguns meses em queda, o número foi muito positivo, apresentando um aumento de 59%, com 5.337 passageiros desembarcados (foram 3357 em 2009).

Em relação ao número de voos, também houve crescimento. Pousaram no aeroporto Zumbi dos Palmares 1862 voos, entre nacionais, internacionais, regulares e charters, contra 1430 em janeiro do ano passado. Isso significa um aumento de 30,2%.

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, o aumento se deve ao bom momento do turismo alagoano com novos invetimentos em infraestrutura e serviços, e também é resultado das ações de divulgação de Alagoas nos mercados emissores, com a parceria da secretarias municipais e o empresariado local.

“A previsão até o final da temporada de verão é ainda melhor. Os hotéis estão quase todos lotados e os voos chegam de 13 destinos brasileiros e três internacionais. A expectativa até o carnaval é que mais 250 mil turistas cheguem ao aeroporto de Maceió”, destaca Loureiro