BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Enc: MOBILIZAÇÃO NACIONAL - Turismólogos no Concurso Público da EMBRATUR

Mensagem encaminhada... Turismologos vale a pena participar vamos a luta pelos nossos direitos!!!



"Saudações turísticas,

É com urgência que solicito apoio e participação de todos os amigos nesta ação conjunta referente à PORTARIA 228 de 12/05/2010 do Ministério do Planejamento, onde AUTORIZA CONCURSO PÚBLICO no Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, este concurso público não solicita vagas para profissionais de cursos superiores em turismo e/ou hotelaria, na portaria existem 35 vagas que serão destinadas para profissionais com curso superior "sem especificar sua atribuição".

Nosso objetivo é que a EMBRATUR destine parte ou todas estas vagas para nós TURISMÓLOGOS.

Acesse o TURISMOLOGIA.COM.BR, clique no BANNER NA PÁGINA INICIAL e leia com calma, se conscientize sobre a portaria, sobre a distribuição destas vagas e participe da mobilização, na página possui um formulário onde pode enviar uma mensagem aos deputados e senadores membros da comissão de turismo e também a presidência da EMBRATUR.

A ação on-line ocorrera até o dia 25 de maio (próxima terça), onde no dia seguinte o Turismologia.com.br vai protocolar TODAS AS MENSAGENS IMPRESSAS E ENCARDENADAS como forma de reiterar esta ação junto ao Ministério do Turismo, Ministério do Planejamento, EMBRATUR, Comissão de Turismo da Câmara e Senado Federal.

Aguardo o apoio de todos, divulgando em sua lista de email, blog, twitter, redes sociais, grupos, enfim temos que alcançar o máximo de participantes nesta mobilização que entrará ser sem precedentes para nossa categoria.

Marcio Bensuaschi

Gestor do Turismologia.com.br"





Eduardo Maia Perez

Turismólogo

Claro 71 8179-6605 / Oi 71 8740-1283

http://www.curriculum.com.br/ucn/eduperez.ba

MSN: eduardoperez_ba@hotmail.com

Yd Yahoo / Skype / Twitter: eduardoperez_ba

Orkut / Facebook / Google Talk: eduperez.ba@gmail.com

"Bem Receber Copa"


Daniela Bitencourt (Superintendente do IMB), Eliana Maia (Diretora da Qualifique Consultores), Carla Riquet (Coordenadora Formação e Qualidade), Sergio Mello (Diretor de Operações da Turisrio) Márcia Lemos(Gerente de Projetos





O Instituto Marca Brasil, através do programa "Bem Receber Copa", do Ministério do Turismo, iniciou, nesta terça-feira (19), o primeiro Projeto de Capacitação de Profissionais dos Meios de Hospedagem.



O curso visa aprimorar o relacionamento dos gerentes, o empreendedorismo e a gestão com foco no mercado. Segundo Daniela Bitencourt, superintendente do IMB, o objetivo será capacitar no mínimo 500 gerentes. "Além do Rio, atuaremos também no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e São Paulo. O curso para gerentes é apenas uma pequena parte do programa Bem Receber Copa, promovido pelo MTur com investimentos de R$ 1 milhão", disse.



O projeto tem carga horária de 60 horas, divididas em quatro módulos com apoio de diversas entidades nos estados a exemplo da TurisRio e o SindRio, onde estão sendo realizadas as aulas.



Módulo 1: Planejando a sustentabilidade nos meios de hospedagem.

Módulo 2: Desenvolvendo a operação com foco na sustentabilidade.

Módulo 3: Checando o alcance dos resultados planejados.

Módulo 4: Agindo para garantir resultados nos meios de hospedagem.



Outra ação promovida pelo IMB será o lançamento, no Salão do Turismo de São Paulo, da nova versão do Portal de Hospedagem, adequado para deficientes visuais. "Essa versão é resultante de um trabalho de quatro meses e investimentos de mais de R$ 100 mil de recursos próprios do IMB", informou Daniela Bitencourt. Ela explica que o portal terá um aplicativo para pessoas com até 70% de perda de visão ou daltônicos, e outro para quem tem 100% de perda de visão

Pesquisa da UENF avalia a rede de hotéis de Campos



Com o avanço do turismo na região e com a invasão de empresas estrangeiras, os serviços de hospedagem passam por uma série de mudanças e adequações. Surge então, o aumento da competitividade entre empresas que prestam esse serviço e a necessidade de se pontuar a qualidade das dependências das hospedagens. Tal problemática é tema da dissertação da mestranda Geórgia de Mattos, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UENF.



Buscando avaliar a qualidade da rede hoteleira de Campos, Geórgia encontrou nos hóspedes a ferramenta capaz de classificar os serviços de hotéis, pousadas e flats. A pesquisa foi realizada em três tipos de estabelecimentos (hotéis, pousadas e flats), não divulgados, com a aplicação de 181 questionários (o índice de respostas foi de 85%), sempre no café da manhã, após a estada do hóspede no ambiente.



O questionário avalia, dentre muitos itens, as acomodações, alimentos e bebidas, atendimento, higiene e limpeza, instalação, localização, meio-ambiente, serviços e valor agregado (compatibilidade do nível oferecido com o valor cobrado). Desenvolvidos numa escala de cinco pontos, os itens foram avaliados de muito ruim a muito bom.



De acordo com Geórgia, a avaliação dos meios de hospedagens feita pelos hóspedes é uma forma eficaz de auxiliar o gestor na manutenção do seu estabelecimento, uma vez que são delimitados os pontos que necessitam ser corrigidos.



"Esta ferramenta é simples e viável para a sustentação da competitividade entre as redes de hospedagens", afirma.



A qualidade dos serviços hoteleiros possui duas vertentes: aspectos tangíveis e intangíveis (o que somente o hóspede pode retratar). Destes aspectos, foram estabelecidas nove dimensões de qualidade, dispondo de 68 itens de avaliação. Foram estes pontos que geraram a classificação do estabelecimento.



Tags: UENF Pesquisa da UENF Rede de Hotéis Rede Hoteleira de Campos Hotéis de Campos

terça-feira, 11 de maio de 2010

MUSEU OLAVO CARDOSO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ

Museu Olavo Cardoso


O público interessado em visitar o Múseu podem agendar  uma visita à exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu” podem ligar para o telefone 27263021. O Museu Olavo Cardoso fica localizado na Avenida 7 de Setembro, 220, Centro de Campos dos Goytacazes-RJ. O horário de funcionamento é das 8 às 17h, de terça a sexta-feira. E das 14 às 18h, sábado, domingo e feriado.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Escrava Isaura, Literata mineira pede socorro para o Casarão





A caminho de Atafona às margens da BR-356, após ter documentado parte da história dos 175 anos da cidade de Campos dos Goytacazes RJ, para ser exibido no Programa “Raízes” no canal de TV de Manhuaçu MG, e que é também, retransmitido via WEB através da TV Manhuagito, foi que a Professora Universitária e Literata Manhumiriense – Lídia Maria Nazaré, deparou-se com uma das principais relíquias do acervo cultural da cidade: o “Solar dos Airizes”, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural, e nada ainda foi feito, está totalmente abandonado e entregue ao matagal . . .



Veja Vídeo com matéria completa e documentário, e conheça o cenário onde foi gravado a Escrava Isaura:

A caminho de Atafona às margens da BR-356, após ter documentado parte da história dos 175 anos da cidade de Campos dos Goytacazes RJ, para ser exibido no Programa “Raízes” no canal de TV de Manhuaçu MG, e que é também, retransmitido via WEB através da TV Manhuagito, foi que a Professora Universitária e Literata Manhumiriense – Lídia Maria Nazaré, deparou-se com uma das principais relíquias do acervo cultural da cidade: o “Solar dos Airizes”, que foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural, e nada ainda foi feito, está totalmente abandonado e entregue ao matagal. Por ser admiradora e especialista na àrea de Literatura Comparada, Lídia disse ter assistido, e se emocionado com cada capítulo da novela que se passou por quase todo aquele cenário ” A Escrava Isaura “, um romance de Bernardo Guimarães que teve sua primeira edição publicada em 1875, pela Casa Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, o mineiro Bernardo Guimarães, nascido em Ouro Preto em 1825, obteve fama, sendo reconhecido até pelo imperador do Brasil, D. Pedro II. Nasceu em Ouro Preto, em 1825. Tendo Cursado Direito em São Paulo, Bernardo foi colega de Álvares de Azevedo. Já formado, foi ser juiz em Catalão Goiás. Foi Jornalista e professor de Retórica e Poética do Liceu Mineiro. Em Queluz, ministrou aulas de latim e francês. Poucos anos depois, voltou a Ouro Preto, onde faleceu em 1884.
Escrito em plena campanha abolicionista, o livro de Bernardo Guimarães, que se tornou uma das novelas mais comentadas em todo mundo, conta as desventuras de Isaura, uma escrava branca e educada, de caráter nobre, vítima de um senhor devasso e de abuso sexual. A história se passa nos primeiros anos do reinado de D.Pedro II, nos Campos de Goitacases, à margem do Paraíba, no Rio de Janeiro.

Lucélia Santos apanha em cena da primeira versão de Escrava Isaura.

Leôncio era um vilão leviano, devasso e insensível que, de “criança incorrigível e insubordinada” à adolescente que sangra a carteira do pai com suas aventuras, acaba por tornar-se um homem cruel e inescrupuloso, casando-se com Malvina, linda, ingênua e rica, por ser “um meio mais suave e natural de adquirir fortuna”. Persegue Isaura e se recusa a cumprir a vontade de sua mãe, já falecida, que queria dar a ela a liberdade e alguma renda para viver com dignidade. Isaura, a heroína escrava, era linda, pura, virginal. Possuia um caráter nobre e demonstrava “conhecer o seu lugar”: do princípio ao fim, suportou conformada a perseguição de Leôncio, as propostas de Henrique, as desconfianças de Malvina, sem jamais se revoltar. Permanecia emocionalmente escrava, mesmo tendo sido educada como uma dama da sociedade. Teve escrúpulos de passar por branca livre, achava-se indigna do amor de Álvaro e terminou como a própria imagem da “virtude recompensada”.



SOCORRO AO CASARÃO DA ESCRAVA





FOTO RECENTE DO SOLAR DOS AYRIZES

“Foi tombado pelo IPHAN e a única coisa que fizeram foi colocar um telhado absolutamente novo (as antigas telhas coloniais se perderam) e fechar com tijolos as janelas que, por preguiça ou indiferença, não quiseram recuperar. Vai ao chão. Infelizmente como tantos outros. E o pior é que o dono não pode fazer nada”, O admirador Dudu Linhares conclui.



Muitos estão indignados com tudo isso que está acontecendo por parte das autoridades do Estado do Rio de Janeiro: desinteresse, irresponsabilidade, desrespeito, e ao mesmo tempo despreso a um Patrimônio Cultural tão importante na História do Brasil. Alguns admiradores das Artes, não entendem porque o Casarão foi entregue ao descaso. O Jornalista Gustavo Rangel, funcionário da Casa de Cultura Villa Maria de Campos deixa sua contribuição para o “Dia do Abandono”: Solar dos Airizes. Construído no final do século XIX, o local serviu de inspiração para o cenário do romance da “Escrava Isaura”, “que se tornou uma das novelas mais reprisadas mundo afora. Há alguns anos foi foi feita uma reforma no telhado e depois nada mais, pelo menos aos olhos de quem passa pelo local. De propriedade particular, tais recursos vinham do governo federal, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Acredito que o local seria ideal para um centro cultural, ou até mesmo um museu. Localizado na BR-356, estrada que liga Campos-RJ a São João da Barra-RJ, é notório o abandono” conclui.



Outro admirador diz: ” É com tristeza que ao passarmos pelo local o prédio esteja nesse estado. Percebe-se até que começaram a mexer no telhado, só que não avançam mais em nada com relação à restauração e principalmente com a abertura ao público para visitação como museu ou coisa parecida. A cidade perde muito em não valorizar e explorar a história de nossa região e do Brasil. Sempre recebo nossa cidade parentes e amigos de outros estados e fico envergonhado quando mostro a construção e com o total abandono do patrimônio. Sempre que viajo a outros estados percebo que muitas localidades, municípios e estados exploram tudo que podem para valorizar o turismo local. Vejo que a expressão ” o jardim do vizinho é sempre mais bonito” impera entre os turistas inclusive entre nós. Pena que as autoridades de Campos também não tenham essa visão. Podemos citar sem muito esforço de memória vários pontos a serem explorados tipo, Morro do Itaóca-Rato(Pistas de decolagem de Asa Delta, Para-pente e pista de bicicross sem manutenção, falta de estrutura como placas, bares, equipe de suporte, segurança, etc. Lagoa de Cima, idem, Imbé (Cachoeiras sem sinalização de acesso, segurança, bares,etc). Se for citar mais vou ficar a tarde inteira escrevendo. Enquanto isso no mar de lama”.



O estudante mineiro Matheus Portugal, 15 anos, mesmo não tendo conhecimento da obra, se encantou com o cenário cinematográfico. E de acordo com o que ouvíra da literata, disse que iria providenciar a obra para leitura.



A literata mineira Lidia Maria Nazaré, disse que as autoridades locais, terão que corrigir este notório erro. “O que dirão os estrangeiros que leram a obra, e assistiram a novela, se por um acaso resolverem passar por aqui para visitar o Solar e nada encontrar. Fica aqui o meu apelo, e pedido de socorro para este valioso Patrimônio Cultural de Campos dos Goytacases, para que não caia no esquecimento” conci Lídia Nazaré.





"Forrolgada" na localidade de Rio Preto, em Campos



No próximo dia 30 de maio, a partir da 7h, acontece a "Forrolgada na Pousada Rural Olho D’água", na localidade de Rio Preto, em Campos. De acordo com a organizadora do evento, Adriana dos Santos, a entrada será franca, com direito a camisa da Forrolgada e um farto café da manhã. A partir das 9h, haverá cerimônia de abertura, com Hino Nacional e hasteamento de bandeiras e, em seguida, a cavalgada.



Às 11h será realizado show de forró com as Bandas Catukaí e Forró Sensação, finalizando com almoço e churrasco a partir do meio dia. “Gostaria de convidar toda população de Campos e região para participar de nosso evento e, ainda, desfrutar da beleza natural de Rio Preto ― acrescentou Adriana dos Santos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 99020473 ou pelo site da pousada, www.pousadaolhodagua.com

Projeto de incentivo ao turismo é lançado em Campos



Campos é a segunda cidade do Brasil em arquitetura eclética. Para incentivar a população a apreciar a beleza do corredor arquitetônico do Centro da cidade, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo lançou neste sábado (dia 1º de maio), o projeto “Faça um city tour a pé”. O lançamento aconteceu durante as comemorações do Dia do Trabalhador, na Fundação Municipal de Esportes.

Foram distribuídos mapas com o roteiro turístico, que inclui a Catedral Diocesana, o Solar Visconde de Araruama (que está sendo restaurado pela prefeitura para sediar o Museu de Campos), o Monumento ao Expedicionário, da Praça São Salvador, e o Chafariz belga, da Praça Quatro Jornadas.

Também fazem parte do passeio histórico-cultural, a Lira de Apolo, Casario do Boulevard, o Pelourinho, Igreja do Terço, Monumento a Tiradentes, Igreja do Rosário, Solar Barão de Muriaé (Corpo de Bombeiros) e Museu Olavo Cardoso. Visitar o Solar do Colégio, atual Arquivo Público Municipal, é outra opção para quem quer conhecer a história de Campos.



"Vamos distribuir os mapas também nos hotéis e pousadas, para orientar os turistas, para que eles conheçam e se encantem com as belezas do patrimônio arquitetônico de Campos. O folder inclui a divulgação do chuvisco, doce típico de Campos", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Eraldo Bacelar.