BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MÚSICA NO MUSEU

Música no Museu



I Festival Internacional de Flauta, Oboé e Fagote - Novembro de 2009






Música no Museu vai apresentar pela primeira vez no Brasil um Festival Internacional de Flauta, Oboé e Fagote.


Seguindo o sucesso dos festivais das harpas o novo festival apresentará, mais de 30 concertos no mês de novembro (de 4 à 29) no Rio de Janeiro (e que somados aos de outras cidades, alcança a 38) com interpretes nacionais e internacionais flautistas,oboistas e fagotistas dos melhores orquestras nacionais: OSB, Sinfônica Nacional, Petrobras Sinfônica, e Orquestra da Escola da Musica (UFRJ) em varias formações, de solos, duos, trios, quartetos e até Bandas Sinfônicas em recitais inéditos. Nas atrações internacionais, o Trio da Italia –Graziella Alessi, soprano, Alessandro Crosta, flauta e piccolo e Nadia Testa, pianoforte, , Francesca Amone(EU,Univ. de West Virginia), Duo Devienne do Texas Tech Universitiy – Amy Anderson, oboé, Richard Meek, fagote, Trio West Virginia , além do flautista indiano, Sachdev.


O Curador deste evento, oboista-compositor Harold Emert, inspirou-se nos Festivais anuais do International Double Reed Society,onde participou cinco vezes como um interprete em vários cidades nos EUA,Buenos Aires e Melbourne, na Austrália. “Rio de Janeiro é uma cidade aberta para novidades e espero que com este festival comece um novo ciclo para as palhetas duplas (oboé e fagote) e flauta.


Temos todos os anos festivais dos cellos e harpas, que estão sendo incluídos em trilhas sonoras de novela e filmes nacionais. Então, porque não nossos instrumentos?”


Emert vai participar de três programas, como o Oboé Light e Um Oboé na Opera com Eduardo Camientzki,violao-compositor Sergio Naidin, percussão e Phylis Huber,narradora e a com os pianistas Fernanda Canaud e Claudio Vettori além de Marco de Pinna, cavaquinho.Outros oboistas são Carlos Prazeres- Quarteto Rio de Janeiro- Felipe Prazeres, violino,Marcus Ribeiro, cello, Ivan Zandonad, viola, além do Duo Justi-Fagerlandi, Aloysio Fagerlande, fagote e Luis Carlos Justi, oboé.


O Festival prestará uma homenagem especial ao Maestro Isaac Karabtchevsky , também, oboista que se tornou um dos grandes Maestros na atualudade Traz, também, Moises Ávila Maciel,primeiro oboé da OSN, Pierre Descaves (UFRJ e os jovens oboistas Juliana Bravin e Ximena Proveda. Quanto aos fagotistas, o Trio das Fagotes OSN com Cosme Silveira,Marcos Jose Reis Campos e Otacílio Ferreiro Lima Filho, alem de Noel Devos, ex primeiro fagotista da OSB e que será homenageado como "o pai das fagotistas do Brasil ". Flautistas incluindo Odette Ernest Dias, um símbolo,além dos virtuosos Helder Teixeira (OSN) e Carlos Ratto,uma lenda no seu tempo como ex-primeiro flautista da Orquestra . Sinfonica do Teatro Muncipal e OSN.


Destaques para as apresentações da Banda Sinfônica do Exercito e da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no auditório do Clube Militar, o novo espaço de Musica no Museu. Além do flautista indiano, Sachdev, que vai se apresentar no Museu Parque das Ruínas. Inserido no Festival, a homenagem a Villa-Lobos no dia de sua morte com a apresentação de Maria Helena Andrade, piano e Carlos Ratto, flauta. Paralelamente, no dia 5 de novembro o III Seminário de Empreendedorismo no Meio Musical na Escola de Musica da UFRJ reunindo varios especialistas em mesas em torno da musica de concerto. E nos dias 28, 29 e 30 as semifinais e final do II Concurso Jovens Músicos-Música no Museu.


Comemoraremos, também, o Dia da Consciência Negra não só pela apresentação do Arte Cânora com regência de Flávio Guimarães, no dia 20, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, como, no dia 22, com a Primeira Escola De Congo – São Benedito Do Êre, de São Paulo, na Casa França Brasil, às 14h.








Nenhum comentário:

Postar um comentário