BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Comitê Patrimônio Mundial de UNESCO se reunirá em Brasília

Comitê Patrimônio Mundial de UNESCO se reunirá em Brasília

Prensa Latina - Bianka de Jesus



O Comitê do Patrimônio Mundial examinará do 25 de julho ao dia 3 de agosto próximos as solicitações de inscrição de novos lugares em sua Lista durante a 4 reunião que efetuará em Brasília (Brasil), informou hoje aqui a UNESCO.
O ato solene de abertura contará com a participação do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula dá Silva, do ministro de Cultura e presidente do Comitê, João Luiz Silva Ferreira, e da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova.
Durante as sessões apresentarão suas candidaturas os 35 Estados Partes na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
Três deles, as Ilhas Marshall, Kiribati e Tayiquistão, não contam ainda com lugares inscritos.
Ao todo são 32 lugares propostos para a Lista do Patrimônio Mundial: seis naturais, 24 culturais e dois mistos (naturais e culturais), detalha o comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO).
Entre os primeiros encontram-se a Extensão do Parque Nacional de Pirin (Bulgária), o Relevo de Danxia (China), a Meseta de Putorana (Federação Russa), os Lugares de icnofósseis de dinossauros da Península Ibérica (Espanha/Portugal) e Pitones, circos e muralhas da Ilha da Reunião (França).
A Praça de São Francisco da cidade de São Cristóvão (Brasil), os Monumentos históricos de Dengfeng no "centro do céu e da terra" (China), o Caminho Real de Terra Adentro (México), as Grutas pré-históricas de Yagul e Mitla nos Vales Centrais de Oaxaca (México), figuram entre os culturais.
Também o Setor central da cidade imperial de Thang Long-Hanoi (Vietnam), a Paisagem cultural de Konso (Etiópia), a Cidade episcopal de Albi (França) e O Jantar Mantar de Jaipur (Índia), entre outros.
O Comitê examinará ademais o estado de conservação dos 31 lugares registrados na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e poderá decidir que se inscrevam nela outros cuja proteção exige uma atenção especial.
Na mesma figuram lugares em situação de risco por diversas causas que podem minguar o valor universal excepcional pelo qual foram proclamados bens da humanidade.
Até a data, a Lista do Patrimônio Mundial compreende 878 lugares localizados em 148 Estados Partes, deles 689 culturais, 176 naturais e 25 mistos, assinalou o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário