BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Inventário da Oferta Turística

A partir do Inventário da Oferta Turística e do lançamento do seu portal web (www.destinoparaty.com.br) no último dia 1º,  Paraty já tem “à mão” uma eficiente solução de planejamento e promoção, e que vai possibilitar ao município acompanhar detalhadamente a evolução da sua infraestrutura de turismo.

O inventário de Paraty é o resultado de uma extensa pesquisa sobre a oferta turística da cidade (hotéis, restaurantes, pousadas, informações turísticas, atrativos e meios de acesso, entre outras dimensões) com a utilização de questionários preenchidos em visitas aos estabelecimentos.

Após a coleta de dados, e posterior consolidação, as informações foram inseridas em um sistema de dados e disponibilizadas por meio do portal web que, além de poder ser acessado por qualquer pessoa interessada em visitar a cidade, ainda permite várias funcionalidades, tais como: a criação de roteiros turísticos, mapas,  calendário de eventos, e divulgação dos empreendimentos.

Para o gerente da área turística local, o sistema permite, ainda, a detecção de possíveis problemas nos setores, a otimização das soluções e a racionalização dos recursos aplicados, convenientemente direcionados de acordo com as necessidades.

Entre representantes das cidades de Maricá, Angra dos Reis e da Região de Visconde de Mauá (que está com o seu inventário em andamento, também realizado pelo Instituto Ideias), além de outras autoridades presentes ao lançamento, o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, fez questão de frisar o que pode significar o inventário para os municípios.

"O Inventário Turístico é uma ferramenta indispensável para o planejamento da atividade, organizando as informações de uma cidade. Além disso, ele habilita o município a se candidatar a receber verbas destinadas ao segmento", disse Ázaro.

O prefeito de Paraty, José Carlos Neto, também marcou presença no evento, e fez questão de demonstrar a sua satisfação com a conclusão do trabalho do inventário. "É com muita alegria que estamos aqui, hoje, fazendo o lançamento  do Inventário Turístico de Paraty, o que, tenho certeza, vai estimular ainda mais o movimento de visitantes. Através da internet, a cidade já pode disponibilizar o que tem de melhor para quem pretende nos visitar".

Além das atrações culturais, como o Centro Histórico, as igrejas, o artesanato e os monumentos, também merecem destaque no trabalho os atrativos naturais formados pelas 118 praias, 50 ilhas, 13 rios, as mais de dez trilhas e as 11 quedas d’água, além de baías, montanhas e grutas.

O Inventário Turístico de Paraty foi elaborado pelo Ministério do Turismo e Instituto Ideias, com o apoio da Prefeitura de Paraty, Paraty Convention  & Visitors Bureau, Sebrae, Fórum Estadual de Secretários de Turismo, TurisRio e Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário