BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pesquisa da UENF avalia a rede de hotéis de Campos



Com o avanço do turismo na região e com a invasão de empresas estrangeiras, os serviços de hospedagem passam por uma série de mudanças e adequações. Surge então, o aumento da competitividade entre empresas que prestam esse serviço e a necessidade de se pontuar a qualidade das dependências das hospedagens. Tal problemática é tema da dissertação da mestranda Geórgia de Mattos, do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UENF.



Buscando avaliar a qualidade da rede hoteleira de Campos, Geórgia encontrou nos hóspedes a ferramenta capaz de classificar os serviços de hotéis, pousadas e flats. A pesquisa foi realizada em três tipos de estabelecimentos (hotéis, pousadas e flats), não divulgados, com a aplicação de 181 questionários (o índice de respostas foi de 85%), sempre no café da manhã, após a estada do hóspede no ambiente.



O questionário avalia, dentre muitos itens, as acomodações, alimentos e bebidas, atendimento, higiene e limpeza, instalação, localização, meio-ambiente, serviços e valor agregado (compatibilidade do nível oferecido com o valor cobrado). Desenvolvidos numa escala de cinco pontos, os itens foram avaliados de muito ruim a muito bom.



De acordo com Geórgia, a avaliação dos meios de hospedagens feita pelos hóspedes é uma forma eficaz de auxiliar o gestor na manutenção do seu estabelecimento, uma vez que são delimitados os pontos que necessitam ser corrigidos.



"Esta ferramenta é simples e viável para a sustentação da competitividade entre as redes de hospedagens", afirma.



A qualidade dos serviços hoteleiros possui duas vertentes: aspectos tangíveis e intangíveis (o que somente o hóspede pode retratar). Destes aspectos, foram estabelecidas nove dimensões de qualidade, dispondo de 68 itens de avaliação. Foram estes pontos que geraram a classificação do estabelecimento.



Tags: UENF Pesquisa da UENF Rede de Hotéis Rede Hoteleira de Campos Hotéis de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário