A
Bahia vai ser destaque na exposição Brazil at Heart, que será lançada
nesta quarta-feira (25), pela presidente Dilma Rousseff, em Londres. A
programação é voltada para divulgar as potencialidades turísticas e
culturais do país, que sediará os próximos Jogos Olímpicos, em 2016 e as
copas do Mundo, em 2014 e das Confederações, já no próximo ano. O
evento será na Embaixada Brasileira, na capital do Reino Unido e o
espaço ficará aberto ao público do próximo sábado (28) até o dia 2 de
setembro.
Convidado
pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do
Turismo, o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, participa
da solenidade, onde será apresentado um vídeo dos atrativos brasileiros,
no qual a Boa Terra aparecerá, através de imagens do Pelourinho, em
Salvador, da capoeira e das fitinhas do Senhor do Bonfim. “É uma
excelente oportunidade de divulgarmos o nosso destino. Os jogos
Olímpicos, assim como a Copa do Mundo são como o Brasil e a Bahia: mexem
com o imaginário de muita gente”, afirmou.
De
acordo com a Embratur, o material produzido deve chegar ao alcance de
1,2 bilhão de pessoas em 100 países. “A nossa meta é dobrar o número de
estrangeiros no país e triplicar as divisas até 2017”, afirma o
presidente da Embratur, Flávio Dino.
Em
2011, o Brasil recebeu mais de 5 milhões de estrangeiros e se a
projeção se concretizar, serão 10 milhões de visitantes de outros países
em 2017.
Mais sobre a exposição
O público terá à disposição 12 totens, com vídeos e informações de cada uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014.
O
Torcida Social mostrará como fãs do esporte podem integrar-se em uma
competição pelos melhores palpites no Facebook e em smartphones. A ideia
é que os participantes enviem previsões dos resultados das partidas e
disputem o título de melhor palpiteiro. O aplicativo, que é adaptável a
qualquer competição, será utilizado em eventos como o Campeonato
Brasileiro de futebol e a Copa do Mundo FIFA 2014.
Em
outro ambiente, Neymar, um dos craques do futebol mundial, convidará os
visitantes a desafiá-lo nas embaixadinhas, em uma experiência virtual. O
público poderá interagir com o jogador, recebendo bolas virtuais para
mostrar o quanto está preparado para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas
de 2016.
O
governo federal apresentará, ainda, a criatividade, a originalidade e a
qualidade da produção artística brasileira. Haverá um video mapping,
com projeção de imagens relacionadas ao Brasil, e uma instalação
desenvolvida pelo coletivo artístico Bijari, de São Paulo, formado por
arquitetos e artistas que se dedicam à criação de intervenções visuais e
de multimídia. A mostra em Londres é uma parceria da Apex-Brasil com a
Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT).
A
Brazil at Heart estará aberta de terça a domingo, das 12h às 18h, com
programação variada, incluindo palestras e workshops organizados pelo
governo brasileiro e por instituições parceiras. De 31 de julho a 15 de
agosto, serão feitas ações, em parceria com os estados, para
apresentações culturais, destacando a música, a gastronomia e os
destinos brasileiros.
Outras ações durante os Jogos Olímpicos
Além
da exposição na embaixada, o Brasil poderá ser visto em várias partes
de Londres. Peças publicitárias com imagens de destinos brasileiros
serão adesivadas em ônibus, táxis e paradas de ônibus e publicadas em
jornais londrinos.
A
campanha terá um forte teor emocional e, como principal atributo, a
experiência de vivenciar o Brasil, país com natureza exuberante, rica
gastronomia, cultura diversificada, povo alegre e estilo de vida único.
“Vamos mostrar uma nação democrática, onde todos se encontram, em que a
alma brasileira é fruto da fusão de diversas raças e culturas”, disse
Dino sobre a nova campanha, que terá como slogan O mundo se encontra no
Brasil. Venha celebrar a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário