BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quarta-feira, 4 de julho de 2012

VISITAS AO MUSEU

A prefeita Rosinha Garotinho inaugurou na sexta-feira (29 de junho) o Museu Histórico de Campos, que começou a funcionar no sábado (30 de junho), no restaurado Solar Visconde de Araruama, na Praça São Salvador.

Na oportunidade, a prefeita também lançou a obra de recuperação do Chafariz Belga da Praça Quatro Jornadas, que será feita em parceria com a Concessionária Águas do Paraíba. O chafariz passará a funcionar com uma fonte luminosa e um balé de águas dançantes. A previsão é que a obra de restauração do chafariz seja entregue até o Natal.

Rosinha, que foi a primeira a assinar o livro de visitas do Museu, conheceu o prédio e disse estar muito feliz com a inauguração de hoje. "Essa é mais uma etapa cumprida. Fico feliz de estar aqui hoje inaugurando parte do acervo do Museu, que será um museu educativo e informativo com um espaço para exposições permanentes e itinerantes. Estamos abertos a doações", falou a prefeita, que agradeceu às doações da Rede Ferroviária Federal, da Santa Casa de Misericórdia e do ex-procurador Élcio de Souza Chrisóstomo, que ajudaram a enriquecer o acervo do Museu.

- Tivemos uma inauguração brilhante com o Curso Livre de Teatro e o Grupo Boa Noite Amor. Hoje, estamos dando início à obra desse chafariz histórico também que, tenho certeza, vai se tornar um ponto turístico, como está sendo no Natal os Reis Magos na entrada da cidade e a Casa do Papai Noel no ano passado. Estamos recuperando e preservando a história do município para as futuras gerações. Nós estamos fazendo muito com os recursos dos royalties. Estamos, eu e o vice-prefeito Doutor Chicão, oferecendo o nosso melhor - afirmou a prefeita Rosinha Garotinho.

O secretário de Cultura, Orávio de Campos, lembrou que a restauração do Solar Visconde de Araruama, que passa a abrigar o Museu Histórico de Campos, faz parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Campos, que começou oficialmente no dia 13 de junho, mas que já tinha iniciado no ano passado com a entrega da restauração do Monumento ao Expedicionário da Praça São Salvador. O secretário aproveitou para anunciar também a restauração do Obelisco.

- O Museu ficou muito bonito. Com a restauração do Solar Visconde de Araruama e o ordenamento das placas publicitárias favorecendo a sacada do prédio, passamos a ter um dos complexos arquitetônicos mais preservados do Brasil. Nunca tivemos em Campos uma atenção para a cultura como estamos tendo agora. Isto se deve ao fato de termos no poder um casal de artistas - afiançou Orávio, que também anunciou para setembro a realização da Conferência Municipal de Cultura.

A atriz Bernadete Bogado, militante da área de cultura, principalmente do Teatro, ficou impressionada com o que viu no Museu. "Não esperava que fosse tão luxuoso, tão requintado. Esse é um acontecimento histórico e muito relevante. Trata-se da preservação da memória. Apesar do pouco acervo, o que tem aqui são coisas fantásticas, como essa pintura em homenagem aos Voluntários da Pátria e os livros que pertenceram a Nilo Peçanha", destacou ela, que é filha do ex-deputado Sadi Bogado.

A inauguração do Museu teve apresentações artísticas do Grupo Boa Noite Amor, e dos alunos do Curso Livre de Teatro, que encenaram a esquete "Histórias de nossa gente e de nossos antepassados". A prefeita e os convidados foram recepcionados por atores vestidos de personagens históricos, como o Visconde de Araruama e sua esposa e o presidente Nilo Peçanha. Também houve uma degustação no Café, com música ambiente da Cia Musicatto, que apresentou um quarteto de cordas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário