BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BAHIA GANHE DESTAQUE NO DESTINO

A votação é feita no site do jornal americano (http://www.nytimes.com/interactive/travel/2010-places-to-go.html). Nele, a Bahia está atrás de apenas outros nove destinos internacionais, dentre eles, a sede da próxima Copa do Mundo de Futebol, Cape Town, e Buenos Aires. Stambul, na Turquia, Colombia e Seul, na Koreia, levam as três primeiras colocações, respectivamente.
A Bahia ficou a frente de destinos como a badalada São Francisco, na Califórnia, e a igualmente cultural New Orleans. Até a paradisíaca Bali perde em beleza para a Bahia, segundo votação dos leitores do The New York Times. A enquete pergunta aos leitores para onde eles pretendem viajar nas próximas férias e pede que eles façam comentários sobre o destino e apontem lugares interessantes para serem visitados.

Entre os destaques apontados como imperdíveis no Estado estão o Pelourinho, em Salvador, a ilha de Boipeba e o parque nacional da Chapada Diamantina. A diversidade cultural, as acomodações de luxo oferecidas e o carisma do povo baiano são destacados pelo próprio jornal como características do estado que os turistas vão encontrar.

A pesquisa comprova a preferência dos americanos pela Bahia e o destaque que o Estado possui no cenário turístico internacional. Isso já está refletindo na movimentação de turistas. Segundo dados da Infraero, o aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães registrou crescimento de 11,8% em 2009. A expectativa é de que o crescimento seja mantido em 2010.

Só para se ter uma idéia, a capital baiana espera cerca de meio milhão de turistas no carnaval 2010. O crescimento é de quase 5% se comparado com o volume registrado no ano passado. Os sete dias de festa garantem lotação máxima em todos os hotéis do circuito da folia e também nas demais acomodações da cidade.

Para a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, esse reconhecimento premia o trabalho árduo que tem sido feito no mercado exterior durante todo o ano, com a captação de vôos charters vindos dos Estados Unidos e promoções nas principais cidades do país. A Bahia também está investindo no turismo LGBTS e em campanhas de divulgação do turismo étnico. “É um conjunto que envolve além das ações internacionais, todo o trabalho realizado no receptivo, na captação de vôos, na criação de novos segmentos turísticos, nos serviços oferecidos durante a permanência do turista na Bahia, que na maioria das vezes, tem a intenção de retornar”, concluiu.
Os dados da Infraero foram divulgados para a Secretaria de Estado do Turismo com antecedência este mês e revelam um crescimento significativo no fluxo de passageiros em Maceió. O crescimento de janeiro, em relação ao mesmo mês de 2009, foi de 40,17% no desembarque total no aeroporto Zumbi dos Palmares, com 160.002 passageiros contra 114.158 em 2009.

No fluxo nacional, ou seja, de voos nacionais para Maceió, o aumento foi de 39,6%, com 154.685 passageiros, contra 110.801 em janeiro de 2009. Já o fluxo internacional, após alguns meses em queda, o número foi muito positivo, apresentando um aumento de 59%, com 5.337 passageiros desembarcados (foram 3357 em 2009).

Em relação ao número de voos, também houve crescimento. Pousaram no aeroporto Zumbi dos Palmares 1862 voos, entre nacionais, internacionais, regulares e charters, contra 1430 em janeiro do ano passado. Isso significa um aumento de 30,2%.

Para o secretário de Turismo de Alagoas, Virginio Loureiro, o aumento se deve ao bom momento do turismo alagoano com novos invetimentos em infraestrutura e serviços, e também é resultado das ações de divulgação de Alagoas nos mercados emissores, com a parceria da secretarias municipais e o empresariado local.

“A previsão até o final da temporada de verão é ainda melhor. Os hotéis estão quase todos lotados e os voos chegam de 13 destinos brasileiros e três internacionais. A expectativa até o carnaval é que mais 250 mil turistas cheguem ao aeroporto de Maceió”, destaca Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário