BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE CIDADES HISTÓRICAS

Como parte da estratégia de estimular o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico em Minas, o Espaço Minas Gerais promoveu nesta sexta-feira um encontro que reuniu a secretária do Estado de Turismo de Minas, Érica Drumond, operadoras de turismo e representantes dos seis municípios mineiros, para a apresentação do projeto do Carnaval das Cidades Históricas. Pelo segundo ano consecutivo, as cidades de Ouro Preto, Mariana e São João Del Rei, juntamente com Diamantina, Sabará e Tiradentes se mobilizam para apresentar às operadoras de turismo o circuito como alternativa para os cerca de 30% de turistas paulistanos que pretendem curtir a folia longe da avenida e do litoral.



O projeto é uma parceria do Governo de Minas com as prefeituras das seis cidades históricas. A expectativa é que neste ano, o circuito do Carnaval das Cidades Históricas receba cerca de 400 mil pessoas, o que representa uma arrecadação em torno de R$ 20 milhões para a economia desses municípios. “Preparamos uma festa totalmente diferente, na qual a atração principal é o próprio folião, que brinca ao som das marchinhas e no ritmo dos nossos famosos bonecos, além de poder desfrutar inúmeros atrativos de valor histórico em cada cidade”, explica a secretária. “As cidades históricas têm um complexo hoteleiro muito desenvolvido, que oferece opções para turistas de qualquer perfil, tanto para o jovem quanto para a família que procura uma acomodação com toda sofisticação”, completa.



De acordo com Ralph Justino, secretário de Turismo de São João Del Rei, a ideia de criar o circuito do Carnaval das Cidades Históricas é oferecer ao folião a oportunidades de vivenciar um evento tradicional, conhecer o patrimônio histórico dessas cidades, além de se divertir em uma festa alegre, mas com total segurança. “Temos inúmeras bandas que mantêm inalterado o verdadeiro ritmo do carnaval mineiro, além de blocos com mais de 150 anos que preservam toda essa essência”, reforça.



“Ouro Preto já possui um Carnaval consolidado e é procurado por milhares de turistas anualmente. Para reafirmar sua posição, a cidade está fechando novas parcerias e para o evento deste ano já investiu mais de R$ 1 milhão”, aponta Gleizer Boroni, secretário de Turismo de Ouro Preto. Minas tem se tornado um grande provedor de destinos turísticos. Para Jacqueline Rodrigues, Gerente Geral da MGM Operadora Turística, nos últimos dois anos, a procura por Minas Gerais como destino turístico tem crescido significativamente e a criação de um circuito profissionalizado, como é o do Carnaval das Cidades Históricas tem muito a contribuir para que esse número continue crescendo. Mesmo às vésperas do feriado, a procura por pacotes nas cidades históricas tem aumentado, principalmente após a segunda quinzena de janeiro, é o que aponta Vanessa Stolagi, executiva da New Line Turismo.



O lançamento do projeto Carnaval das Cidades Históricas faz parte das ações desenvolvidas pelo Governo de Minas para fomentar a atividade turística em todo o Estado. O objetivo é atrair um número ainda maior de turistas e colocar Minas Gerais em posição de destaque no cenário turístico e econômico do País

Nenhum comentário:

Postar um comentário