BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exposição “Sentimentos do Rio” abre dia 9 no Museu Carmem Miranda

"Sentimentos do Rio" é o nome da exposição com obras do artista plástico Marcelo Cocco Barçante que será aberta no próximo dia 9 de fevereiro, às 18h, no Museu Carmem Miranda, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura. A mostra prestará uma homenagem ao Rio de Janeiro, marcando também o aniversário de Carmem Miranda, que, se fosse viva, completaria 101 anos no próximo dia 9. A exposição poderá ser visitada até 25 de abril deste ano.

A mostra reunirá 10 painéis de pintura em tecidos bordados, aplicações e customizações que retratam o cotidiano e o jeito de ser dos cariocas em diversos bairros do Rio, como Lapa, Santa Teresa, Ipanema, Cosme Velho e a Floresta da Tijuca. Os trabalhos serão dispostos junto aos trajes originais da exposição permanente do acervo do Museu de Carmem Miranda, que serão substituídos por outros, do período em que a Pequena Notável se apresentou nos Estados Unidos.

Para o diretor do museu, César Balbi, a exposição destacará o Rio e seu povo, enfatizando o lado carioca da Carmen, através de seu vestuário.

- Carmem Miranda, antes de se tornar estrela internacional, viveu intensamente esta cidade, onde ficou famosa e mostrou aos cariocas o que significava ser carioca. A mostra resgata a ideia de que Carmem pertenceu primeiro ao Rio de Janeiro e depois ao mundo - destacou.

O artista Cocco Barçante diz que a mostra “Sentimentos do Rio” abrangerá uma breve retrospectiva de suas pinturas em tecido dos últimos seis anos, trazendo um registro artesanal sobre a cidade do Rio.

- É um encontro com a população carioca, num passeio por lugares que espelham a efervescência do povo desta cidade. E a Carmem Miranda sempre vendeu essa imagem do Rio. É a união de carioquices – frisou.

Cocco Barçante atua nas artes plásticas há 26 anos e já realizou diversas exposições no Brasil e exterior. No Rio, seus trabalhos foram expostos no Museu Histórico Nacional, no Centro Cultural dos Correios, no Centro Cultural Calouste Gulbekian, na Feira da Praça 15, na Feira do Lavradio, na Lapa, no SESI e no SENAC. As pinturas do artista já foram apresentadas no Salão de Moda de Paris, na França.

A mostra “Sentimentos do Rio” poderá ser visitada de terça a sexta, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 19h, até 25 de abril de 2010.

O Museu Carmem Miranda fica na Avenida Ruy Barbosa, s/º, no parque do Flamengo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário