BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 8 de março de 2010

Do museu para o computador

Do museu para o computador

Carta Capital - Camila Alam



Quanto mais conhecida é uma obra de arte, mais pessoas manifestam vontade de vê-la ao vivo. Não à toa, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, ano após ano, continua a lotar de turistas a sala em que está alojada no Museu do Louvre, em Paris. Este princípio é inspiração para a implantação do projeto ERA Virtual – Museus, que colocará na internet o acervo de 12 museus brasileiros, disponíveis para visitação virtual, a partir de março.



No endereço www.eravirtual.org estarão reunidas inicialmente cinco instituições. O Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), o Museu do Oratório, em Ouro Preto (MG), o Museu Victor Meirelles, em Florianópolis (SC), o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC) e a Casa de Cora Coralina, em Goiás (GO) inauguram o passeio virtual gratuito que abrange todas as exposições permanentes.



A partir do espaço externo desses museus, uma câmera segue em direção à porta de entrada. No canto da tela, um mapa de localização facilita a visita. Esta câmera de acesso "caminha" pelos corredores dos espaços expositores comandada pelo próprio usuário. O visitante virtual escolhe que direção seguir e de qual objeto se aproximar. Com um clique, vê detalhes ou a gira para observar todos os ângulos. Dentro dos corredores, o visitante tem uma visão de 360 graus de qualquer ponto do museu em que estiver inserido.



Os organizadores do projeto acreditam que o conhecimento virtual de uma obra não tira do navegante a vontade de visitar pessoalmente o local onde ela está fixada. "A ferramenta serve como uma motivação para as pessoas visitarem o museu à moda de um turista que procura na internet fotografias de uma praia a ser visitada em breve", diz Rodrigo Coelho, coordenador e idealizador do ERA Virtual – Museus, financiado por leis de incentivo estaduais e federais, totalizando 720 mil reais de investimento.



Além das cinco instituições citadas, outras sete estarão disponíveis até o fim do ano. São, em sua maioria, museus de Minas Gerais que abrangem temas variados, de arte sacra a história natural. Além disso, outros selecionados estão localizados no Nordeste e Centro-Oeste do País. "Um dos critérios de escolha foi geográfico. Gostaríamos de selecionar museus de todas as regiões, para oferecer ao público uma visão geral das obras hoje expostas no Brasil", explica a museóloga e curadora do projeto, Cicélia Cursino.



Ainda que o oferecimento de uma visitação virtual seja relativamente comum nos grandes museus do mundo, como ocorre com o próprio Louvre, a prática caminha lentamente para implantação no Brasil. Reforçando essa ideia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) também inaugurou este mês seu novo site nos moldes europeus. No endereço www.masp.art.br, o visitante tem acesso a 800 obras do acervo, que inclui telas de Renoir e Van Gogh, com ficha técnica completa. Além das obras, linha do tempo, detalhes históricos e localização de livros e catálogos pertencentes à instituição completam o tour virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário