BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 22 de março de 2010

Matriz do Pilar de Ouro Preto vai entrar em obras

Matriz do Pilar de Ouro Preto vai entrar em obras

IPHAN -



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais – Iphan-MG está realizando serviços de pintura externa e limpeza das cantarias e fachadas da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um dos mais importantes monumentos nacionais, protegido por tombamento da União desde 1939. O custo da obra é de R$ 133 mil com recursos do Iphan. Será utilizada tinta mineral, à base de silicato, para a pintura das alvenarias do templo, produto de alta durabilidade e desempenho técnico.



A obra será realizada em etapas, começando pela pintura da fachada lateral direita do templo e, como não há necessidade de envelopamento de toda a Igreja durante os serviços, tanto os tapumes quanto os andaimes serão instalados em sistema de rodízio. Durante os trabalhos, o Iphan pretende minimizar tanto a interferência no funcionamento e visitação da Igreja, como no tráfego das ruas ao redor.



As cores externas vão seguir o padrão cromático atual, com vermelho sangue-de-boi, verde colonial e amarelo ocre nas janelas, portas e molduras, alvenarias em branco neve e os gradis em preto, respeitando a cromática dos detalhes. As molduras em massa, presentes principalmente nas cimalhas, cunhais posteriores e volutas do frontão da fachada principal seguirão a paleta de fotografia fornecida pela Paróquia datada de 1988, quando foi entregue a última pintura, estes elementos foram pintados em amarelo claro, pouquíssimo alaranjado, tom que já se alterou pelo desgaste natural do material.




Nenhum comentário:

Postar um comentário