BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

China deve alcançar Objetivos do Milênio

                                    China deve alcançar Objetivos do Milênio


Administradora do PNUD elogia avanços no combate à pobreza e na melhoria da educação, mas ressalta que é preciso deter desigualdades




BRUNA ESCALEIRA


da PrimaPagina



A China “muito provavelmente” vai alcançar todos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas sociais e econômicas traçadas pelos países da ONU) no prazo estipulado, 2015. A previsão é da administradora internacional do PNUD, Helen Clark, que visitou Pequim para celebrar os 30 anos de presença do programa das Nações Unidas no país.

“A ONU estima que 475 milhões de pessoas foram tiradas da extrema pobreza entre 1990 e 2005 na China. Essa conquista sem precedentes ajudou a trazer incríveis melhorias para a vida das pessoas em apenas uma geração”, disse Helen. Ela destacou também avanços em outras áreas. “Em 2007, por exemplo, a maior parte das meninas estava matriculada no ensino fundamental, e a mortalidade de crianças menores de 5 anos diminuiu mais de dois terços”, ressaltou ela em discurso na capital chinesa, em 27 de novembro.

A administradora PNUD apontou, porém, que o país ainda enfrenta desafios importantes. Para ela, a prioridade é amenizar as mudanças climáticas. “Recentemente, a China enfrentou chuvas, enchentes e frio sem precedentes, que afetaram milhões de pessoas”, observou. “Estima-se que, em 2030, haverá 350 milhões de pessoas a mais vivendo em cidades chinesas, em comparação com 2005. Acomodá-los representa uma oportunidade única para construir desde o início comunidades urbanas verdes.”



China deve alcançar Objetivos do Milênio


Administradora do PNUD elogia avanços no combate à pobreza e na melhoria da educação, mas ressalta que é preciso deter desigualdades

Além disso, Helen Clark ressaltou que, apesar da diminuição dos níveis de pobreza, ainda há muita miséria e desigualdade no país. “Ainda há várias diferenças econômicas e sociais a serem superadas: entre oeste e leste, ricos e pobres, regiões urbanas e rurais”, apontou, citando também discriminação contra minorias étnicas, imigrantes e soropositivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário