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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

EM 2009 ,SÃO PAULO CAPITAL DAS AMÉRICAS

Em tempos de crise mundial, o setor de eventos no Brasil conseguiu segurar as pontas e ultrapassar, com criatividade e ações conjuntas, os problemas do fantasma que assombrou o mundo em 2009. Destaque para o fato de São Paulo ter sido eleita a capital das Américas na realização de eventos, pela segunda vez consecutiva, como a cidade que mais recebeu eventos internacionais no ranking da Icca, saltando da 23ª para a 12ª posição mundial.


O estudo da Icca, divulgado em maio e que colocou o Brasil na sétima colocação, aponta forte tendência do País para a descentralização de eventos internacionais. “A política de interiorização dos C&VB, criada em 2003, é a responsável pelo crescimento destas cidades menores no setor”, explica João Luiz Moreira, presidente da CBC&VB.


Destaque também para a pesquisa que apontou o crescimento brasileiro na captação de eventos e segmento de C&VB, os quais conseguiram superar os piores prognósticos da crise econômica mundial e apresentar um aumento de 46% no número de eventos captados em 2008. O estudo, que foi apurado pelo Censo 2009, constatou que, juntos, eles respondem por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões. De acordo com a pesquisa, os eventos computados reuniram 19,2 milhões de pessoas, das quais mais de 2,3 milhões participantes internacionais.



A participação dos destinos e entidades brasileiras em feiras de turismo internacionais ganharam mais força este ano. Nas feiras, o mercado internacional conheceu um novo espaço de promoção do Brasil em feiras no exterior, lançado em novembro de 2008, durante a WTM. O estande da Embratur, por exemplo, conta com a participação de, normalmente, 56 co-expositores, entre secretarias estaduais e municipais de turismo, hotéis, operadoras de turismo, C&VB e companhias aéreas. O Brasil participou, aproximadamente, de 20 feiras internacionais em 2009.

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