BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Teia da Memória

Teia da Memória


Ministério da Cultura -



Salvador, uma das 12 capitais selecionadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), onde será desenvolvido o projeto Pontos de Memória, vai sediar o 1º Encontro Teia da Memória, nos dias 16 e 17 de dezembro, das 9h às 19h, no Palácio da Aclamação.


Estarão reunidos representantes do Museu da Maré (Rio de Janeiro, RJ); do Ecomuseu da Amazônia (Belém, PA); do Museu Vivo do São Bento (Duque de Caxias, RJ); do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), do Ministério da Cultura; do Pronasci, do Ministério da Justiça; do Departamento de Museus da Bahia (Dimus); e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O encontro, que marca o encerramento da primeira fase do projeto, tem como objetivo promover a troca de experiências entre as iniciativas comunitárias e construir coletivamente as diretrizes que nortearão as ações para o fortalecimento dos Pontos de Memória em 2010. O encerramento do primeiro dia do evento contará com apresentação cultural do Samba de Roda de Cachoeira.
Pontos de Memória



O projeto Pontos de Memória tem como objetivo apoiar a criação de museus em comunidades caracterizadas pelo alto índice de violência, além de trabalhar na reconstrução e proteção da memória social e coletiva das comunidades a partir de seus moradores, suas origens, histórias e valores. A expectativa é de que a iniciativa - resultado de parceria entre os Programas Mais Cultura do MinC e do Pronasci do MJ, com apoio da OEI - se transforme numa referência para a comunidade e num ponto de dinamização das atividades culturais e socioeducativas locais.

Na primeira etapa do trabalho, técnicos da Coordenação de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais (CMSE/Depmus/Ibram) realizaram visitas às localidades definidas pelo Pronasci para a implantação dos Pontos de Memória em Brasília, Belém, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Tais visitas confirmaram a diversidade e a riqueza dos trabalhos desenvolvidos por inúmeros grupos militantes da memória social no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário