BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CIRCUITO TURISTICO DE DIAMANTINA

CIRCUITO TURISTICO DE DIAMANTINA











Neste Domingo, a Escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte mostra o Circuito Turístico dos Diamantes, formado por 13 cidades da região Central de Minas – Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antonio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro. A maior parte das cidades remonta ao período de abundância na extração dos Diamantes no Estado, o que trouxe influências para a arquitetura, a arte e a culinária da região.


Algumas dicas dos principais atrativos turísticos do Circuito Caminhos Gerais:


Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Diamantina é uma cidade musical. A história, a arquitetura, os aspectos culturais inspiram artistas e fazem da cidade um lugar onde o erudito e o popular se misturam em obras autênticas da musicalidade mineira.


A programação cultural acontece o ano inteiro, com atrações como a tradicional Vesperata, com músicos tocando nas sacadas do casario histórico. Lá ainda encontra-se o Mercado Velho, local de antigos tropeiros que encanta com sua arquitetura, e a famosa feira cultural.


No Serro, ao andar por suas ladeiras, é possível conhecer seu conjunto arquitetônico histórico, inscrito em 1938 nos livros de tombo do Patrimônio Nacional (IPHAN) graças à autenticidade e homogeneidade que ainda conserva de maneira deslumbrante. Vale aproveitar e conhecer um alambique, seguido de parada na Fazenda Engenho de Serra, onde se fabrica o tradicional queijo do Serro, primeiro bem registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2002, e recentemente inscrito como Patrimônio Cultural Brasileiro no Livro de Registro dos Ofícios e Modos de Fazer.



Em Felício dos Santos, o turista pode se deliciar com as fontes de águas termais. Na cidade de Alvorada de Minas, há a opção de passear por trechos da Estrada Real recobertos pela Mata Atlântica Original. Em São Gonçalo do Rio Preto e Couto de Magalhães de Minas, o destaque é o Turismo Solidário, modalidade de turismo onde os visitantes hospedam-se nas casas dos moradores e vivenciam o cotidiano de cidadezinhas tipicamente mineiras, além de deixarem sua contribuição na forma de ações sociais que estejam ao seu alcance.



Entre Gouveia e Monjolos existem cachoeiras e paisagens intocadas pelo homem e que fazem nossos olhos se perderem no horizonte.


Pra quem gosta de contato com a natureza, outras opções são os Parques Ambientais: Parque Estadual do Itambé, na cidade de Santo Antônio do Itambé; Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto; Parque Estadual do Biribiri e Parque Nacional das Sempre Vivas, ambos em Diamantina.



Passeio inesquecível é conhecer as sete Maravilhas do Circuito dos Diamantes, são elas: Canyon do Funil, em Presidente Kubitschek; Parque Estadual do Itambé; Trilha da Maria fumaça no trecho entre Monjolos e Rodeador; Centro Histórico de Diamantina; Centro Histórico do Serro; Capivari e Trecho do Parque do Rio Preto entre as Cachoeiras das Sempre Vivas e dos Crioulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário