BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ROTEIROS GEOGRAFICOS DO RIO DE JANEIRO

Em homenagem a São Sebastião, o projeto "Roteiros Geográficos do Rio" da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, realiza nos próximos dias 18 e 19 - véspera do dia do padroeiro -, o roteiro “As catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro”. O passeio turístico-cultural a pé, organizado pelo Instituto de Geografia da universidade, tem encontro marcado em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na rua Uruguaiana.
O itinerário vai prestigiar basicamente as igrejas erguidas ao longo da história da cidade e as principais ruas do Centro da cidade, começando pela Igreja das Irmandades Negras de Rosário e Benedito (que abrigou a Catedral de São Sebastião entre 1737 e 1808) e na qual a Corte Portuguesa agradeceu a viagem bem sucedida ao Brasil em março de 1808. Mais tarde, o templo tornou-se sede da Câmara. O roteiro segue pela rua da Vala/rua Uruguaiana, rua do Rosário e Igreja de Santa Cruz dos Militares (que abrigou a Catedral de São Sebastião de 1734 a 1737) até a rua 1º de Março onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo da Antiga Sé. Nela foi batizada a princesa Isabel de Bourbon e Bragança. O templo também abrigou a Catedral de São Sebastião de 1808 a 1976. Descendo a rua Sete de Setembro (antiga rua do Cano) e as ruas da Quitanda e São José chega-se ao Largo da Carioca e, em seguida à Esplanada de Santo Antônio, onde está a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (sagrada ao final dos anos 70).
Ainda no mês de janeiro, o projeto "Roteiros Geográficos do Rio" realiza no dia 26, às 20h30, o passeio mais tradicional do programa: “Caminhando entre luzes no Centro do Rio à noite”. O encontro será na escadaria da Casa França-Brasil.
O roteiro é aberto por uma visita ao Centro Cultural Banco do Brasil e a França-Brasil do Rio joanino e Igreja Nossa Senhora da Candelária. A iluminação do Centro Cultural dos Correio, Rua 1° de Março, o foco de luz distante e permanente do antigo senado e da Catedral de Benedito e da Senhora do Rosário. O passeio segue pelo varandão do Centro Cultural da Justiça, Rua do Ouvidor, primeiro logradouro público iluminado a gás, energia elétrica, bem como dos primeiros acordes do carnaval carioca, das lutas pelo abolicionismo e a República. O roteiro passa também pela antiga Catedral da Sé/Igreja do Carmo, Paço Imperial e Palácio Tiradentes (Alerj), os antigos prédios dos ministérios da Fazenda, da Educação e Cultura e do Trabalho, a Academia Brasileira de Letras e Cinelândia – com o Theatro Municipal e Biblioteca Nacional, o Palácio Pedro Ernesto (Câmara dos Vereadores), o Centro Cultural da Justiça Federal e o Cine Odeon.

Os interessados em participar de um ou mais roteiros geográficos guiados podem fazer a inscrição (gratuita) pelo email roteirosgeorio@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo celular 21 8871-7238.



Nenhum comentário:

Postar um comentário