BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ribeirão Preto, em SP, é eleita a Capital Brasileira da Cultura 2010

Ribeirão Preto, em SP, é eleita a Capital Brasileira da Cultura 2010



 fonte : O Globo -






SÃO PAULO - A cidade paulista de Ribeirão Preto, a 319 km de São Paulo, conquistou o título de Capital Brasileira da Cultura 2010. Este é o quinto ano em que uma cidade é homenageada com a premiação. Entre os anos de 2006 e 2009, Olinda (PE), São João Del Rei (MG), Caxias do Sul (RS) e São Luís do Maranhão foram as cidades eleitas.


Em 2010, Ribeirão Preto concorreu com Bento Gonçalves (RS), Campo Mourão (PR), Gramado (RS), Paranaguá (PR), Prados (MG), Lapa (PR), Paraty (RJ), Santo Amaro (BA) e Senador Pompeu (CE).



Entre os destaques do cenário cultural da cidade estão a Orquestra Sinfônica, o Cine Clube Cauim, a Feira do Livro e o Coral Minaz. Ribeirão Preto se destaca pela infra-estrutura e pelo patrimônio com diversas instituições, museus, espaços culturais e teatros.


A eleição da "Capital Brasileira da Cultura tem por objetivo promover a diversidade e o patrimônio cultural. O título já é dado a cidades europeias desde 1985, tendo chegado ao Brasil em 2003. Em ambos os casos, o projeto integra o Bureau Internacional de Capitais Culturais, com sede em Barcelona, na Espanha, que promove o nome das capitais culturais.



Entre as vantagens elencadas pela organização não-governamental que concede o título estão o incremento de atividades culturais específicas relacionadas ao título, desenvolvimento de projetos culturais, incremento turístico, com divulgação da cidade no Brasil e no Exterior e até o aumento na auto-estima da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário