BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

GUIA REUNE INÚMEROS DESTINOS E ATRATIVOS BRASILEIROS

Artesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais: produtos associados ao turismo de 15 municípios brasileiros que serão retratados no "Guia Turístico de Produção Associada" Essa é uma iniciativa do MTur desenvolvida em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Incep (Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu ). A ideia é apoiar a promoção e comercialização dos 15 destinos turísticos por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional. O guia contará com versões impressa e digital por meio de site.


Entre os municípios contemplados estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Poço Redondo (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC). As cidades foram escolhidas, com apoio do Sebrae, por serem destinos indutores contemplados no Programa de Regionalização do Turismo ou pólos turísticos regionais notáveis, e, ainda, por possuírem organização e infraestrutura turística, artesãos com capacidade de comercialização e estrutura de visitação nas unidades produtivas.



Segundo a coordenadora geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque, o guia será uma ferramenta importante para incluir a produção associada ao turismo, como, por exemplo, os famosos bordados, o queijo de coalho e a carne de sol de Caicó, na Região do Seridó, no Rio Grande do Norte, nos roteiros turísticos locais. “A ideia é fazer com que o turista, encantado pela beleza e identificação cultural dos produtos, gaste mais e fique por um tempo maior na região, gerando emprego e renda”, explica Albuquerque.



Em janeiro, os técnicos vão a campo para realizar um levantamento dos produtos associados ao turismo que serão divulgados no guia. Entre os critérios para seleção dos produtos estão a representatividade cultural; a identidade que valorize a arte popular; a utilização de técnica de produção tradicional ou inovadora que atraia o turista e desperte o interesse em conhecer o processo produtivo; e a utilização de matéria-prima de origem local, controle e manejo sustentável.

Um comentário:

  1. ficou legal o blogger..

    quando der visite o meu..

    deixe recados...

    abraços..

    "Romanos- cap 12 (21)- Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

    Romanos - cap 13(12) - Rejeitemos pois as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz."

    ResponderExcluir