BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Santa Maria Madalena: a beleza dos prédios históricos




Santa Maria Madalena: a beleza dos prédios históricos



O município de Santa Maria Madalena, na região centro fluminense do Estado do Rio, mantém preservada parte da sua arquitetura, característica do século XIX, e agora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estuda o tombamento do centro histórico da cidade.


A história do tombamento começou em maio de 2007, quando o professor Sergio Bahia, da Universidade Federal Fluminense (UFF) levou uma turma do curso de urbanismo à cidade para que os alunos pudessem estudar a estrutura de gestão de um pequeno município e sua vida econômica. “Quando vi aquela cidade parada no tempo, achei que ela merecia ser preservada”, disse o professor, que se encantou com os prédios e casas que se espalham ao longo das ruas da área urbana e o conjunto paisagístico, já que o núcleo central da cidade foi implantado numa mata, no século XIX.


Representantes do instituto já estiveram na cidade para fazer levantamentos históricos e iconográficos e se reuniram com técnicos da prefeitura e lideranças empresariais locais para esclarecer sobre benefícios do processo de tombamento. Além do incentivo ao turismo cultural, o tombamento garante a utilização das leis de incentivo fiscal e a assistência técnica do IPHAN.


Segundo o superintendente do IPHAN-RJ, Carlos Fernando de Andrade, a ideia é fazer o tombamento de um conjunto paisagístico formado pela cafeicultura e pelo desenvolvimento das ferrovias no século XIX .”Por ter tido seu desenvolvimento parado no tempo, quando extinguiram o ramal de trem e o asfalto demorou a chegar, Santa Maria Madalena é um bom exemplo desta época”, explica.


Um dos prédios que devem ser tombados é o da antiga estação ferroviária, que foi erguido em 1890. Construído pela então estrada ferroviária Barão de Araruama, logo foi encampado pela Leopoldina, trazendo enorme progresso para o município, pois por ali passava todo o café produzido na região. A última viagem no ramal aconteceu no ano de 1966. Hoje o prédio abriga a Casa da Cultura, possuindo excelente acervo histórico-cultural do município.


Outro imóvel é o do extinto Hotel Brasil, de 1894, construído pelo empresário Taciano Valente, que desejava trazer para Santa Maria Madalena turistas de Campos e do Rio de Janeiro, que vinham a procura da cura da tuberculose em função do excelente clima da cidade. Hoje ali funciona a Secretaria de Turismo.



Colaboração de Alvaro Lutterback

Nenhum comentário:

Postar um comentário