BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pedra fundamental do novo Museu da Imagem e do Som é lançada em Copacabana O Globo - RIO - A pedra fundamental do novo Museu da Imagem e do Som (MIS) foi lançada na manhã desta terça-feira, em Copacabana. O governador Sérgio Cabral participou da solenidade, que também contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. De acordo com ela, este é o primeiro passo concreto para a construção do espaço, que tem projeto arquitetônico dos americanos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio. A previsão é de que até março seja concluída a demolição do prédio atual e, no segundo semestre de 2012, o MIS esteja de portas abertas para a população: _ O MIS hoje é um grande acervo do Rio e da Cultura Brasileira. Vamos transformar esse patrimônio para que ele esteja acessível ao público. Copacabana é um bairro muito importante e precisava de um novo impulso. O museu terá um papel de aglutinação, vai ajudar a revitalizar o bairro social e culturalmente. O governador Sérgio Cabral e o vice, Luiz Fernando de Souza Pezão, também participaram da solenidade, que reuniu representantes da cultura carioca, como o pesquisador Haroldo Costa e os jornalistas Sérgio Cabral e Ruy Castro. Em seu discurso, Cabral lembrou que ajudou a apagar um incêndio ocorrido no MIS, na Praça Quinze. _ É uma alegria pessoal estar aqui. Com 18 anos de idade, ajudei a apagar o incêndio do MIS, em 1981. Estava em casa, minha mãe é museóloga, estava desesperada. Era noite, partimos em caravana, entrei numa Kombi aberta atrás, jogava água no fogo _ lembrou Cabral, acrescentando que o Rio vai inaugurar um equipamento cultural de primeira. _ Será uma atração turística internacional, com uma marca importante do Rio, que é a cultura. O MIS é uma síntese desse cidade. Em 2016, não mais governador, já me imagino sentado no último andar do museu, assistindo aos Jogos Olímpicos que estarão acontecendo em Copacabana. Por enquanto, os tapumes do canteiro de obras do MIS ficarão cobertos por um grande painel colorido, feito pelo artista Muti Randolph. A obra de arte a céu aberto, que de perto parece uma pintura abstrata, ao ser observada de longe exibe imagens de ícones da cultura carioca e do Brasil, como Noel Rosa, Carmem Miranda e Pixinguinha. O projeto do novo museu faz parte de uma parceria entre o governo do estado e a Fundação Roberto Marinho, e está orçado em R$ 70 milhões. Também participam do lançamento o secretário-geral da FRM, Hugo Barreto; a presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araujo, os autores do projeto de museografia, Daniela Thomas e Felipe Tassara, e o curador do museu, Hugo Sukman. http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01/19/pedra-fundamental-do-novo-museu-da-imagem-do-som-lancada-em-copacabana-915560574.asp

Pedra fundamental do novo Museu da Imagem e do Som é lançada em Copacabana
O Globo -

RIO - A pedra fundamental do novo Museu da Imagem e do Som (MIS) foi lançada na manhã desta terça-feira, em Copacabana. O governador Sérgio Cabral participou da solenidade, que também contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. De acordo com ela, este é o primeiro passo concreto para a construção do espaço, que tem projeto arquitetônico dos americanos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio. A previsão é de que até março seja concluída a demolição do prédio atual e, no segundo semestre de 2012, o MIS esteja de portas abertas para a população:

_ O MIS hoje é um grande acervo do Rio e da Cultura Brasileira. Vamos transformar esse patrimônio para que ele esteja acessível ao público. Copacabana é um bairro muito importante e precisava de um novo impulso. O museu terá um papel de aglutinação, vai ajudar a revitalizar o bairro social e culturalmente.

O governador Sérgio Cabral e o vice, Luiz Fernando de Souza Pezão, também participaram da solenidade, que reuniu representantes da cultura carioca, como o pesquisador Haroldo Costa e os jornalistas Sérgio Cabral e Ruy Castro. Em seu discurso, Cabral lembrou que ajudou a apagar um incêndio ocorrido no MIS, na Praça Quinze.

_ É uma alegria pessoal estar aqui. Com 18 anos de idade, ajudei a apagar o incêndio do MIS, em 1981. Estava em casa, minha mãe é museóloga, estava desesperada. Era noite, partimos em caravana, entrei numa Kombi aberta atrás, jogava água no fogo _ lembrou Cabral, acrescentando que o Rio vai inaugurar um equipamento cultural de primeira. _ Será uma atração turística internacional, com uma marca importante do Rio, que é a cultura. O MIS é uma síntese desse cidade. Em 2016, não mais governador, já me imagino sentado no último andar do museu, assistindo aos Jogos Olímpicos que estarão acontecendo em Copacabana.

Por enquanto, os tapumes do canteiro de obras do MIS ficarão cobertos por um grande painel colorido, feito pelo artista Muti Randolph. A obra de arte a céu aberto, que de perto parece uma pintura abstrata, ao ser observada de longe exibe imagens de ícones da cultura carioca e do Brasil, como Noel Rosa, Carmem Miranda e Pixinguinha.

O projeto do novo museu faz parte de uma parceria entre o governo do estado e a Fundação Roberto Marinho, e está orçado em R$ 70 milhões. Também participam do lançamento o secretário-geral da FRM, Hugo Barreto; a presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araujo, os autores do projeto de museografia, Daniela Thomas e Felipe Tassara, e o curador do museu, Hugo Sukman.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/01/19/pedra-fundamental-do-novo-museu-da-imagem-do-som-lancada-em-copacabana-915560574.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário