BEM VINDO

Bem Vindo ao Blog ao Turismo Legal Iara Lima , nele você irá encontrar assuntos de turismo nacional e local .

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Escola tenta bicampeonato com a história do livro.


O Salgueiro, quinta escola a entrar na Sapucaí no dia 14 de fevereiro, foi campeão em 2009 e aposta na história do livro para tentar o bicampeonato em 2010. O intérprete Quinho é o responsável por agitar a Sapucaí com o enredo "Histórias sem fim". A previsão é que a escola entre na Avenida à à 1h20 .


O carnavalesco Renato Lage diz que a escolha do tema se deve a grande possibilidade de exploração permitida pelo livro. Para ele, cada livro já seria material para um enredo. O ambiente literário, com todo o sonho e fantasia que proporciona, é um prato cheio a ser explorado no carnaval.



"Não foi pensado para falar do lado chato do livro, da questão escolar. Mas a visão do livro como extensão do pensamento e da imaginação humana que criam fantasias. Isso tem muita coisa para ser explorada em um enredo", diz Lage.

O carnavalesco adiantou alguns detalhes do desfile que terá 7 carros, 6 tripés e 32 alas, totalizando uma média de 4 mil componentes, entre eles o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ronaldinho e Gleice Simpatia.
Vamos abrir com a história da imprensa: os manuscritos, os escribas e as iluminuras. Depois vamos para Guttemberg, que democratizou o livro com a invenção dos tipos móveis – o que deu mais mobilidade ao livro. Passamos então a uma divisão por gêneros. E o encerramento acaba com os livros de autoajuda, religiosos", conta o carnavalesco.
A divisão de setores será feita de acordo com os gêneros literários, compostos de obras representativas e personagens de cada um deles. Entre outros, o gênero Clássico vai levar para a Avenida a Ilíada; o Aventura terá Harry Potter; o Ficção aparece com Eu Robô; o Infantil vai divertir os foliões com as histórias de Monteiro Lobato.



O objetivo do enredo é despertar o interesse do brasileiro pela leitura. "O Salgueiro tem essa responsabilidade. A leitura abre as pessoas e dá margem para a imaginação e novos pensamentos. São muitas coisas boas que o livro proporciona", afirma o carnavalesco.

Lage não quis contar muitas novidades da agremiação, que já acumula nove títulos no carnaval carioca. Mas promete muitas surpresas e inovações ao dizer que o público vai ler muito na Sapucaí. "O desfile vai estar ali para ser lido como um livro. As pessoas não vão somente ver, vão ler a apresentação do Salgueiro", diz.






Nenhum comentário:

Postar um comentário